Álbum de Família

Álbum de Família

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Quanta besteira eu li e ouvi sobre Álbum de Família. Acreditando nelas, demorei a assistir ao filme. Talvez algum dia aprenda: não dá pra confiar nestes pseudo-especialistas. Álbum de Família é sensacional.

É difícil saber o que impressiona mais no filme, os diálogos que tomam 90% da obra ou as impressionantes interpretações de um elenco comandado por Meryl Streep e Julia Roberts. O roteiro de Tracy Letts, também responsável pela peça que deu origem ao projeto (vencedora dos prêmios Pulitzer e Tony), é encaixadinho. Tudo funciona de maneira natural e aos poucos o filme cresce e conquista.

Meryl Streep é o grande nome do elenco, tornando difícil imaginar por que perdeu o Oscar para Cate Blanchet (em Blue Jasmine). Esta mulher é um assombro e só pode estar pagando, com a derrota, pela competência de ter sido indicada 18 vezes ao prêmio máximo do cinema. Roberts compete pau a pau com ela.

Após o desaparecimento do marido Beverly (Sam Shepard), Violet (Streep) recebe em casa as filhas (Roberts, Julianne Nicholson e Juliette Lewis), a irmã (Margo Martindale), o sobrinho (Benedict Cumberbatch) e o cunhado (Chris Cooper). Viciada em medicamentos e com um câncer na boca, a matriarca é uma pessoa desagradável. Ataca constantemente as filhas, quer ser o centro das atenções… é amargurada. A filha Barbara (Roberts) se mudou e passou um bom tempo sem visitar os pais. Agora, ela volta para casa na companhia do ex-marido (Ewan McGregor) e da filha (Abigail Breslin), que passa a ter uma estranha proximidade com Steve (Dermot Mulroney), o namorado da tia.

Olhe os nomes do elenco entre os parênteses! Tirando Streep e Roberts, Chris Cooper é quem mais se destaca. É o ponto sóbrio da família (porque fuma maconha, diz Violet). Não não só a agora chefe da família que mostra seus defeitos. Todos ali têm algo estranho. Mas não pense que é um filme de extremos. É uma família típica… em um momento de crise, com os sentimentos à flor da pele.

Conhecido pelo trabalho na série ER, John Wells é o responsável pela direção do drama. E faz seu trabalho muito bem. O longa flui, com espaço para um bando de personagens, mas sem confusão. O fato de ser uma adaptação do teatro impressiona, uma vez que o roteirista Letts e o diretor Wells conseguiram evitar o tom teatral.

A falta de maquiagem dos personagens, com exceção da adolescente de Abigail Breslin, é um toque genial que se soma ao calor sufocante dentro da casa.



Álbum de Família / August: Osage County


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!


Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 121 min.
Gênero: Drama
Direção: John Wells
Roteiro: Tracy Letts
Elenco: Meryl Streep, Julia Roberts, Julianne Nicholson, Ewan McGregor, Juliette Lewis, Sam Shepard, Margo Martindale, Chris Cooper, Abigail Breslin, Dermot Mulroney, Misty Upham e Benedict Cumberbatch

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*