O Escândalo

O Escândalo

Rating

5 out of 5
PARE TUDO E VÁ VER!

Total

5
5 out of 5

DISPONÍVEL NO NOW

Li por aí uma série de críticas negativas a O Escândalo. Basicamente, gente dizendo que o filme não se aprofunda e que não traz alternativas para a conduta machista vista em tela. Aí não entendo. Há pouco a aprofundar, e essa é uma escolha do roteiro, que prefere expor a realidade a buscar seu nascedouro. E expor alternativas? Isso tem nada a ver com uma obra ser boa ou ruim.

O Escândalo é um baita filme. Sob o comando do diretor Jay Roach, leva à tela um dos mais emblemáticos casos de assédio sexual dos Estados Unidos. Seu formato é direto, derrubando a chamada quarta parede, colocando as personagens para olhar à câmera e até conversar com o espectador.

O foco está em Roger Ailes, diretor da Fox News. Aos poucos percebe-se que ele é um assediador em larga escala. E de diferentes maneiras. Megyn Kelly (Charlize Theron), Gretchen Carlson (Nicole Kidman) e Kayla Pospisil (Margot Robbie) são jornalistas que sofrem com o assédio do comandante do canal. Gretchen decide denunciá-lo e espera que outra vítima da companhia a acompanhe, o que é incerto.
As duas primeiras – Megyn e Gretchen – são personagens baseadas no que realmente aconteceu na Fox News. Já Kayla é fictícia, reunindo o que os produtores e roteiristas ouviram de diferentes vítimas de Ailes
De início, Ailes é mostrado como o manda-chuva que por vezes é correto. Não à toa Megyn, a personagem de Theron, declara mais à frente que gosta dele. Apesar disso, ele assedia. E aí vem a primeira lição.

É impressionante como o diretor ganha defensores quando o caso explode, após a denúncia de Gretchen. O comportamento dele é relativizado exatamente por em alguns momentos ter sido um chefe bacana.
As três atrizes principais estão ótimas. Charlize Theron tem agtuação destacada, mas Nicole Kidman e Margot Robbie também entregam bem seus trabalhos. John Lithgow, na pele de Ailes, é outro que chega com tudo.

O filme cresce ao longo dos minutos. E o espectador vai entender o sofrimento de cada personagem só mais para o fim, quando elas resolvem falar.

O diretor Jay Roach aproveita para inserir uma série de críticas ao posicionamento direitista da Fox News e sua estreita ligação com Donald Trump. É do jogo. O filme não é sobre eleição, mas, sim, se aproveita disso para trazer à tona o que pode acontecer independentemente do posicionamento político – mas que neste caso ocorreu na Fox News.

______________________________________________________________________________________________________________

O Escândalo / Bombshell
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica
:

Gênero: Drama
Elenco: Margot Robbie, Nicole Kidman, Charlize Theron e John Lithgow
Direção: Jay Roach
Ano: 2020
Duração: 114 min.

Tags: O Escândalo

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*