Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Já adianto: este é um post de quem nunca leu Harry Potter. Sou seguidor da saga nos cinemas, um a um, mas jamais abri um dos livros de J. K. Rowling. Este Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 me deu saudade dos primeiros filmes. Está certo que é melhor que o anterior, Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Mas isso não é grande vantagem.

Que fique claro: se você não acompanhou os livros ou os outros filmes, nem pense em ver este. Não há condição. Como pedaço de um todo, este Harry Potter simplesmente não se sustenta como entretenimento único, com começo, meio e fim. Aliás, já pelo nome (Parte 1) percebemos que não terá fim. Para apreciar Relíquias da Morte – Parte 1 é preciso ser devoto da franquia.

Referências aos outros filmes – e livros – surgem a todo momento na tela, todas imprescindíveis para a compreensão deste capítulo. É, sem dúvida, uma obra dedicada aos fãs. Sim, aos fãs mesmo, pois mesmo quem assistiu a todos os filmes mas não é amante da saga – como eu -, tem dificuldade em lembrar de muita coisa, afinal são meses e meses entre cada capítulo e a aventura já dura uma década.

Neste fim da história de Harry, Ron e Hermione, os produtores resolveram investir em um tom mais sombrio. Os últimos dois dos três filmes que encerrarão a história (este e o anterior) têm muito menos ação e muito mais drama e até violência. Há ótimos efeitos visuais e novidades de imagem, como um desenho dentro do filme, contando a origem das relíquias da morte. Mas os animados embates dos primeiros capítulos ficaram no passado, uma pena.

A trama começa com a ameaça dos Comensais da Morte de Lorde Voldemort ganhando proporções alarmantes, tanto que Harry, Ron e Hermione precisam tomar providências para proteger seus familiares. Com o inimigo enfim agindo impunemente, é preciso esconder Harry, que se torna a última esperança da resistência dos bruxos para impedir o reinado de Voldemort. Com a queda do Ministério da Magia, porém, a situação se complica – e os três amigos partem em busca dos únicos artefatos que podem parar de uma vez por todas esses eventos: as horcruxes.

Ah, importante: neste filme fica bem mais clara a relação que J. K. Rowling faz com Holocausto, ou, dependendo do olhar, com X-Men. Os Trouxas (humanos sem poderes mágicos) são perseguidos pelos bruxos. E até os mestiços (filhos de humanos e bruxos) têm de se proteger. Falta apenas Wolverine!

O filme vale o ingresso, ainda mais depois de assistir todos os seis anteriores. Mas senti falta da aventuras adolescentes. Mais adulto, este Relíquias da Morte – Parte 1fica comum sem a jovialidade. Que o Parte 2 feche venha mais leve, o que acho difícil, e feche com chave de ouro a saga.

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 / Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 1

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Ficha técnica:

Duração: 146 min.
Direção: David Yates
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Richard Griffiths, Bonnie Wright, Jason Isaacs, Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Maggie Smith, Tom Felton, John Hurt e Toby Jones
Ano: 2010
Roteiro: Steve Kloves, com base no livro de J. K. Rowling
Gênero: Fantasia / Aventura

Categorias: Aventura, Fantasia

Sobre o Autor

Comentários

  1. Fernando
    Fernando 29 julho, 2011, 03:08

    Eu li o livro e a parte que eles estão na cabana realmente é maçante, mas eu gostei do resultado no filme. Quem não sentiu a história, não leu os livros quer ver efeitos e batalhas, mas como foi dito, o filme foi feito para os fãs, e essa última parte é mais sombria e emocional para nós.

  2. Renata Santos
    Renata Santos 9 maio, 2011, 02:44

    Não há maneira de eu gostar de Harry Potter, acho todos os filmes chatos até a medula…

  3. Ma Sampaio
    Ma Sampaio 26 abril, 2011, 21:37

    Que venha o último e mais nenhum igual parecido ou qq coisa…Puta saco!

  4. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 26 abril, 2011, 16:09

    Hummm… eu já achava mais legal a parte criança. Mas que venha o último!

  5. Marcelo
    Marcelo 26 abril, 2011, 14:56

    Eu não aposto no amor de Harry e Hermione não, mesmo pq eu sei como o livro termina (não li, mas sei). O mais legal da série inteira é que vc acompanha o crescimento dos personagens. E como estamos no final, agora é a hora de separar os meninos dos homens 😉

  6. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 26 abril, 2011, 14:21

    Vê como eu estou sem moral, Marcelo? Agora nem críticas mais!

    Você é um cara romântico. Aposta no amor entre Harry e Hermione. Eu já gostava mais da parte adolescente, que agora acabou. Pra mim, Harry Potter está tentando virar um Senhor dos Anéis. E aí não tem jeito.

  7. Marcelo
    Marcelo 26 abril, 2011, 14:08

    Caramba, nem um comentário? Nem pra contestar o Danilo, nem pra bater palma?

    tsc tsc tsc…

    Apenas friso que esse é até agora é o melhor (embora todo mundo reclame do tempo fazendo nada no bosque, eu gostei dessa parte. em especial a hora em que Harry dança com a Hermione)

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*