Janela Indiscreta

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Fase Alfred Hitchcock. Depois de assistir a Os Pássaros, engatei Janela Indiscreta, que já havia visto, mas muito tempo atrás – e, por isso, pouco lembrava. Mais um bom filme – não tanto quanto o que estreou minha noite de domingo, mas bacana.
Janela Indiscreta é um filme a ser estudado. Com somente um cenário, utiliza, no padrão Hitchcock, ângulos inusitados para prender a atenção do espectador. São poucos personagens: basicamente, um fotógrafo profissional, sua namorada, sua enfermeira, um amigo detetive e gente vista a distância nos prédios da frente.
Em Greenwich Village, Nova York, L. B. Jeffries (James Stewart), o fotógrafo, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Sem o que fazer, fica o dia todo de frente para a janela, vasculhando a vida dos vizinhos. Até que…
Quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato, Jeffries fica eufórico. Seria realmente uma morte? Ou algo da cabeça de um cara que não sai de casa por seis semanas?
O filme entretém. Só me decepcionou o final, com um tanto de “coincidências” demais. Grace Kelly, que interpreta a namorada do protagonista, está linda, como sempre. O curioso é que no mesmo ano de Janela Indiscreta ela ganhou o Oscar de Atriz e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama por Amar é Sofrer.
Curioso também é que o longa cita o Brasil. Explicitando as dificuldades da profissão à namorada, Jeffries diz: “tente achar uma capa de chuva no Brasil”. É até engraçado – mesmo porque as capas de chuva de antigamente não eram como as descartáveis de hoje em dia.
Em suas clássicas aparições nos filmes, Alfred Hitchcock surge aos 26 minutos, ajustando o relógio do compositor que mora em frente ao apartamento de Jeffries. O set do longa foi todo baseado em uma quarteirão real de Nova York. O roteiro, inclusive, indica o endereço do apartamento de Jeffries – 125 7th Street -, mas este endereço não existe realmente.
Janela Indiscreta esteve inacessível durante décadas, pois Hitchcock comprou de volta os direitos de 5 de seus filmes e os deixou de legado para a filha. As obras receberam o apelido de “os 5 filmes perdidos de Hitchcock” e apenas voltaram ao alcance do público em 1984, quando foram relançados nos cinemas. Os demais do pacote eram Festim Diabólico (1954), O Homem Que Sabia Demais (1956), Um Corpo Que Cai (1958) e O Terceiro Tiro (1955).
De 1954, o filme, claro, é marcante, um ícone do cinema. Mas as coincidências… ah, malditas coincidências. Mas é bom: vale o ingresso.
Janela Indiscreta / Rear Window
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 1954
Duração: 110 min.
Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter e Raymond Burr
Gênero: Suspense