Lixo Extraordinário

Lixo Extraordinário

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Lixo Extraordinário precisa ser assistido. Não ligue para o começo, que tem os clichês normais de filmes brasileiros, tentando forçar o drama de uma Rio de Janeiro tomada pelo caos. Também não preste atenção aos discursos ensaiados em inglês (sim, os brasileiros conversam em inglês). Quando o artista plástico brasileiro Vik Muniz chega ao lixão de Jardim Gramacho, o maior do mundo, na cidade de Duque de Caxias, a obra cresce, ganha peso e vida, ganha com as histórias pessoais.

Gravado em três anos, o documentário acompanha o artista desde sua ideia de atuar no lixão até a finalização e exposição das obras (uma delas no cartaz ao lado). Para quem não lembra, Vik Muniz fez a abertura da novela Passione. Ficou famoso por produzir quadros com materiais ligados às imagens. Sua primeira obra foi retratar plantadores de cana do Caribe com açúcar. Na novela e no filme, ele pega lixo e transforma em beleza.

No Jardim Gramacho, que esteve também no documentário Estamira, Muniz logo se surpreende com a felicidade dos catadores de lixo. Opa… lixo não, material reciclado, que pode ser aproveitado, como defende o principal personagem do filme, Sebastião Carlos dos Santos, presidente da Associação de Catadores de Materiais recicláveis de Jardim Gramacho (ACAMJG). Mas será que a felicidade é real? Quando ele escolhe meia dúzia de personagens e entra na vida deles, a obra explode em qualidade.

Lixo Extraordinário, produção de Brasil e Reino Unido, concorreu aos Oscar de Documentário com Exit Through the Gift Shop, do artista plástico Banksy; GasLand, de Josh Fox; Trabalho Interno, de Charles Ferguson; e Restrepo, de Tim Hetherington e Sebastian Junger. Já vi Gift Shop e Trabalho Interno e garanto que o brasuca é melhor – Gift Shop está quase no mesmo patamar, um centímetro abaixo. Pena que Trabalho Interno, que é bom, mas não é tudo isso, venceu. Lixo Extraordinário venceu prêmios do público em Sundance e Berlim.

Os catadores de material reciclado, que se juntaram para assistir ao Oscar, choraram ao saber do resultado. Mas quem viu o filme sabe que no Jardim Gramacho há muitos vencedores.

Lixo Extraordinário

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:

Ano: 2010
Gênero: Documentário
Direção: Karen Harley, João Jardim e Lucy Walker
Duração: 90 min.
Produção: Hank Levine e Angus Aynsley

Categorias: Documentário

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 26 agosto, 2011, 00:29

    Assisti, bacana, embora os diálogos ensaiados me enfezaram. Mas o do Coutinho de 30 anos atrás, Boca do Lixo, é melhor…

    Vi Restrepo, é muito angustiante umas horas. GasLand tem uma cena em que sai FOGO da torneira de água, um dos momentos mais assustadores que já vi em filme, especialmente pq é REAL! Ainda preciso ver Gift Shop, hypado pacas, e o Trabalho Interno.

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 8 julho, 2011, 15:25

    Vai fundo, Marina. E aposte no filme até o fim.

  3. Anônimo
    Anônimo 8 julho, 2011, 15:00

    Quase peguei ontem..fiquei em dúvida..mas agora vou pegar certeza

    Marina

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*