Meu Nome É Dolemite
Rating
Total
Quem é novo pode não ter a dimensão de Eddie Murphy. O astro (sim, ele é um dos maiores da história de Hollywood) caracterizou sua carreira por altos e baixos. Mas quando “explodiu” com Um Tira da Pesada, na década de 1980, era sinônimo de sucesso. Foi assim até o início dos 1990. Mas já em O Professor Aloprado, em 1996, começou a desandar, retornando com Dreamgirls, em 2006. Eis que agora com Meu Nome É Dolemite ele encarna uma das suas melhores interpretações, em um filme para lá de bom.
O longa de Craig Brewer baseado na vida do comediante Rudy Ray Moore é um projeto de longa data de Murphy, que havia anos se encontrara com os roteiristas Scott Alexander e Larry Karaszewski, mas sem conseguir o financiamento para tirar a ideia do papel. A oportunidade ressurgiu quando Alexander e Karaszewski começaram a colher os frutos do sucesso de outro trabalho, American Crime Story: O Povo Contra O. J. Simpson, o que levou a uma bem-sucedida reunião com a Netflix.
Dolemite e Murphy têm similaridades na vida. Foi já na meia-idade que Dolemite encontrou uma rota para o sucesso ao usar o folclore das ruas de Los Angeles para criar como personagem um cafetão desbocado. E passou a viver como ele, ancorando-se na rima e no rap. O filme, que começa devagar mas depois empolga, segue o seu processo do limbo ao reconhecimento, do contrato com uma gravadora ao desejo de ver a si mesmo eternizado no cinema.
A experiência de Murphy com os dois extremos da fama lhe oferece a base para que a sua versão de Moore/Dolemite ganhe consistência de drama, mesmo que o tom geral do filme seja cômico.
Murphy, ignorado no Oscar injustamente, não está só. Tem um elenco que o apoia com grandes interpretações. Destaque para um debochado Wesley Snipes como D’Urville Martin, o ator e diretor de Blaxploitation.
Aliás, a homenagem ao Blaxploitation é evidente. Meu Nome É Dolemite pode até ser considerado um Blaxploitation de 2019/2020. Um ótimo filme.
_____________________________________________________________________________
Meu Nome É Dolemite / Dolemite Is My Name
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2019
Duração: 118 min.
Gênero: Drama
Direção: Craig Brewer
Roteiro: Larry Karaszewski e Scott Alexander
Elenco: Eddie Murphy, Wesley Snipes, Keegan-Michael Key, Mike Epps, Craig Robinson, Tituss Burgess e Da’Vine Joy Randolph