A História Oficial

A História Oficial

Rating

4 out of 5
DUCA

Total

4
4 out of 5

DISPONÍVEL NA NETFLIX

A História Oficial é um dos quatro filmes da América Latina a receber o Oscar de filme estrangeiro, junto ao brasileiro Orfeu Negro, ao seu compatriota argentino O Segredo de Seus Olhos e ao chileno Uma Mulher Fantástica. É de 1985, mas foi restaurado em 2015. E agora chega à Netflix. É imperdível!

O filme agrada em cheio quem curte política. Retrata a Argentina após a reacionária junta militar liderada pelo general Jorge Rafael Videla depor a presidente Isabel Perón em 24 de março de 1976. Durante o governo da junta, o parlamento foi dissolvido; sindicatos, partidos políticos e os governos das províncias foram banidos. E, no que ficou conhecido como Guerra Suja, entre 9 e 30 mil “subversivos” desapareceram.

O drama mostra uma professora de início alienada, mas que descobre aos poucos a verdadeira face da ditadura, e que o regime não está fora de casa, mas, sim, afeta sobremaneira sua vida.

Como muitos artistas de seu país, a protagonista, Norma Aleandro, foi obrigada a se exilar durante o regime militar. Primeiro foi para o Uruguai e mais tarde para a Espanha. Ela retornou logo após a queda do regime militar em 1983.

La Historia oficial, no original, está no grupo dos filmes considerados os primeiros da Argentina após a queda do ditador Leopoldo Galtieri em 1983. Estes filmes lidam de forma franca com a repressão, a tortura e o desaparecimento de opositores do regime a partir do final da década de 1970. Um segundo grupo de filmes, como Verónico Cruz, de 1988, utiliza metáforas para abordar as questões sócio-políticas do regime.

A História Oficial cresce à medida que os minutos passam. É basicamente focado na protagonista. Quanto mais ela descobre, mais interessante para o espectador. Pode até não ser surpreendente o fim, mas é marcante.
Além do Oscar, o longa venceu o Globo de Ouro de filme estrangeiro e prêmios nos festivais de Berlim e Cannes.

Inicialmente, o diretor Puenzo, temendo por sua segurança, pretendia filmar o filme em segredo, usando câmeras escondidas de 16 mm. Entretanto, o regime militar caiu um pouco antes dele terminar de escrever o roteiro.

Ainda bem, para ele e para todos.

_________________________________________________________________________

A História Oficial / La Historia oficial,
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano
: 1985
Duração: 112 min
Gênero: Drama
Direção: Luis Puenzo
Elenco: Norma Aleandro, Héctor Alterio e Hugo Arana

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*