Nebraska

Nebraska

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Abordar a velhice, com as dificuldades inerentes ao passar do tempo, não é novidade no cinema. Filmes e mais filmes já apareceram por aí, alguns ótimos outros ruins, alguns leves e outros mais pesados, muitos dramáticos e poucos provocando risadas. Alexander Payne joga tudo isso no lixo. O diretor de Nebraska acerta em cheio ao realizar um longa austero, mas ao mesmo tempo leve. A risada em algumas cenas vem fácil, mas é no desenrolar do drama que o espectador é capturado.

Após receber um panfleto pelo correio, o idoso Woody acredita ter US$ 1 milhão a receber. É só propaganda, do tipo pirâmide, mas ele escasqueta que irá ficar milionário. Decide, então, ir a pé (não consegue mais dirigir e não tem dinheiro para ônibus ou avião) até Nebraska, um Estado que nem vizinho é, onde irá retirar o prêmio.

Sem condições físicas e com sérios problemas de saúde, Woody não avança até a saída de sua cidade. Mas todo dia tenta. É quando um de seus filhos, David, cansado de ver o pai sofrer – e a mãe reclamar do marido -, decide leva-lo de carro à empresa que supostamente pagará o prêmio. Mesmo sabendo ser um golpe, David troca tudo para alegrar o pai.

Indicado a seis Oscar (Filme, Ator, Atriz, Direção, Roteiro e Fotografia), injustamente sem levar sequer um, Nebraska é de uma delicadeza ímpar. Escrito por Bob Nelson, que estreia nos cinemas, o roteiro tem um humor todo particular. E a história se apoia na atuação de um trio de atores para lá de competentes.

June Squibb surge como a esposa de Woody, vivido por Bruce Dern. Os dois são um assombro! Dá vontade de apertar as bochechas dela de tão senhorinha bonitinha que é. Já ele vive um turrão que no fundo pode ter bom coração.

O filho David é interpretação de Will Forte, comediante que surpreende em um papel que exige muito. 

Alexander Payne, o diretor, já sai com vantagem ao escolher o branco e preto para toda a obra. Combina com a seriedade do assunto. Como já havia feito em Os Descendentes, A Família Savage e As Confissões de Schmidt (é dele também Sideways – Entre Umas e Outras), faz um filmaço.

Sensível, com fotografia linda, divertido, triste e cativante.



Nebraska


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!


Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 115 min.
Gênero: Drama
Direção: Alexander Payne
Roteiro: Bob Nelson
Elenco: Bruce Dern, Will Forte, June Squibb, Bob Odenkirk, Stacy Keach, Kevin Kunkel, Rance Howard e Devin Ratray e Angela McEwan

Categorias: Drama
Tags: Nebraska

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*