O Grande Gatsby – 2013

O Grande Gatsby – 2013

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Quase todos os críticos foram negativos ao abordar o mais recente O Grande Gatsby, de 2013. Isso sempre aconteceu por compara-lo ao livro de F. Scott Fitzgerald, de 1925, ou aos filmes de 1926, 1949 e, especialmente, 1974 (com Robert Redford, roteirizado por Francis Ford Coppola). Pode até ser que os mais antigos sejam melhores ou que o livro dê um banho. Mas avaliar o filme só por ele, sem interferência das peças anteriores, revela que é uma belezura. Pelo menos para mim.

Fica claro que o diretor e co-roteirista Baz Luhrmann (com Craig Pearce) modernizou a história. O filme é acelerado, com cortes de cenas a todo momento, cores explodindo na tela. Não há descanso. Nestas caracteríticas, parece Moulin Rouge, obra mais famosa comandada por Luhrmann.

Fascinado pelo enigmático vizinho Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio), Nick (Tobey Maguire) relata a curiosa amizade que o fez vivenciar incríveis momentos e ainda bancar o cupido para uma trágica história de amor. Ao penetrar no glamouroso mundo do milionário, Nick descobre a contagiante paixão dele por sua prima Daisy (Carey Mulligan), agora casada. E decide promover o reencontro desses dois amantes do passado.

A trilha sonora mistura o atual com o antigo. Tem rap, Bach e muito trompete. Paixão, lealdade, insanidade. Um sentimento e valores que despertam nos personagens, muito bem interpretados. DiCaprio é mais uma vez ótimo.

 

Talvez as longas 2 horas e 22 minutos pudessem ser encurtadas. Mas a frenesi não deixa o espectador desligar… literalmente.

O Grande Gatsby / The Hreat Gatsby

CLASSIFICAÇÃO:  DUCA

Ficha técnica: 
Ano: 2013  
Duração: 142 min.
 
Direção: Baz Luhrmann
Roteiro: Baz Luhrmann e Craig Pearce, baseado em livro de F. Scott Fitzgerald
Elenco: Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan e Isla Fisher
Gênero: Romance

Categorias: Romance

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*