O Homem com Punhos de Ferro
Rating
Total
Não tenho ideia do motivo de ter colocado O Homem com Punhos de Ferro na lista de DVDs a assistir. Talvez tenha sido enganado pelo “Quentin Tarantino apresenta” no cartaz e no trailer. Talvez Russel Crowe no papel principal tenha me chamado atenção. Ou até a deslavada cópia a Kill Bill, que acho demais, possa ter me impressionado em algo que vi. Não lembro. Só sei que não foi uma boa ideia. Preciso rever meus conceitos para escolher filmes.
Tem se tornado frequente o lançamento de filmes “apresentados” por nomes famosos de Hollywood, os quais a assinatura basta para que a produção estreie em algumas centenas de salas de cinema. Prática meramente comercial, pois às vezes o padrinho sequer está envolvido com a produção. Claramente este é o caso de O Homem com Punhos de Ferro.
Pouco sobra do filme. Falta, na verdade, o talento de Tarantino. O rapper RZA e o cineasta Eli Roth escreveram um roteiro que mais parece um queijo suíço. É a cópia muiiittttooo piorada de Kill Bill.
Na China feudal, um bando de guerreiros começa a brigar com outro bando. Uns matam outros. É praticamente impossível identificar quem é quem, de tanta gente que surge na tela. Basta que um chefão morra para aparecer um substituto tão poderoso quanto.
O que Russel Crowe está fazendo ali? Ele é um assassino britânico que só faz matar os outros, mas é do bem (se isso for possível). Logo se junta ao protagonista, um fabricante de armas brancas que passa a ser perseguido após ajudar uma espécie de príncipe que teve o pai morto. Está formado o trio de justiceiros.
Olha que esses personagens não chegam a 10% do total. RZA, o rapper, além do roteiro, é o diretor e o protagonista. Lucy Liu também está lá, quase no mesmo papel que interpretou em Kill Bill.
E os poderes sobrenaturais dos personagens? E o cara com o punho de ferro que consegue mexer os dedos com o poder da mente? E os cabelos no estilo dos anos 1980, com “permanentes” e quilos de spray? Vale tudo. Tem um troglodita cujo corpo é praticamente indestrutível, a la Wolverine. Aí fica fácil escrever um filme.
Originalmente com 4 horas de duração e planejado para ser dividido em duas partes, confirmando o desejo de RZA em fazer deste o seu Kill Bill, O Homem com Punhos de Ferro teve cortes radicais de tempo, finalizando com 96 minutos. Talvez a única decisão sábia de Eli Roth, que também produziu o longa. A dupla demorou dois anos pra escrever o roteiro. Pelo resultado, nem duas centenas de anos dariam jeito.
O Homem com Punhos de Ferro / The Man with the Iron Fists
CLASSIFICAÇÃO: NEM A PAU, JUVENAL!
Ficha técnica:
Direção: RZA
Elenco: RZA, Russell Crowe, Lucy Liu, Dave Bautista e Pam Grier
Gênero: Ação
Ano: 2012
Duração: 96 min.
Roteiro: RZA e Eli Roth
Produção: Eli Roth