O Quarto Verde

O Quarto Verde

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Este domingão foi atípico na tela de minha casa. Havia duas opções de filmes totalmentes opostas. Estavam lá na “prateleira” Rejeitados pelo Diabo e O Quarto Verde. O primeiro foi dirigido e roteirizado por Rob Zombie, o ex-líder do White Zombie. O segundo é do célebre francês François Truffaut, com ele, inclusive, atuando. Sobre Rejeitados a Má Sampaio já postou aqui (quero deixar claro que estou com medo dela… muito!), e minha opinião está nos comentários. Mas o que adianto é que este serviu para deixar O Quarto Verde como uma obra-prima.

Ok… o filme de Truffaut não é lá essas coisas. Mas comparado a Rejeitados pelo Diabo torna-se uma pintura de Vincent Van Gogh. A história se passa 10 anos após a Primeira Guerra Mundial. Muitos sofrem pela perda de seus familiares e amigos. Mas não Julien Davenne (Truffaut), que sofre por não ter nem se ferido nos combates. Ele fica com peso na consciência. Mas não para por aí. Ele ainda lamenta a morte da esposa, seu grande amor.

Davenne começa a surtar e a alimentar uma adoração por mortos. Todos os mortos que ele conheceu passam a ser idolatrados. O tal quarto verde é em sua casa, onde ele guarda os pertences de sua esposa morta. Para comprar um anel que ela usava, Davenne conhece Cecília, uma bela moça, que passa a conviver com ele. Cecília se recusa a idolatrar os mortos como Davenne, apesar de ter respeito pelos que “se foram”. O problema é que ela se apaixona por Davenne e começa a entrar na “maluquice” dele. Será maluquice mesmo?

Um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema, Truffaut dirigiu 26 filmes em quase 25 anos de carreira, conciliando grandes sucessos de público e de crítica na maior parte deles. Neste O Quarto Verde ele se “arrisca” como protagonista. E não decepciona.

É, sem dúvida, mais um bom filme da década de 1970 – foi lançado em 1978. Mas para por aí. Vale o ingresso, mesmo que para ganhar esta avaliação seja preciso ver outro antes.


O Quarto Verde / La Chambre Verte

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Ficha técnica:

Direção: François Truffaut
Roteiro: Jean Gruault
Elenco: François Truffaut, Nathalie Baye e Jean-Pierre Moulin
Gênero: Drama
Duração: 94 min.
Ano: 1978

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Comentários

  1. Ma Sampaio
    Ma Sampaio 6 maio, 2011, 19:51

    Vc nao sabem nada

  2. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 3 maio, 2011, 15:39

    Eu também escolheria esse invés de Rejeitados pelo diabo!

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*