O Último Elvis
Rating
Total
Decidi começar 2014 escrevendo sobre um bom filme. Não é alegre, nem tem uma história de superação, temas recorrentes em inícios de anos, quando as pessoas estão, em geral, mais felizes. É simplesmente um bom filme, que pode servir para passar uma boa hora e meia em frente ao DVD nos primeiros passos no novo ano. O Último Elvis é, no mínimo, pitoresco. Com um ótimo achado como protagonista, músicas do rei do Rock’n’roll e uma história que cativa, é aposta certa.
Estamos na Argentina. O cantor Carlos Gutiérrez é cover de Elvis Presley. Não… ele é Elvis, pelo menos em sua mente. Gutiérrez vive a vida do grande astro do rock como se fosse ele próprio reencarnado, negando a si mesmo. O argentino nada tem além de uma potente voz, a qual usa para, segundo diz, honrar o que Deus lhe deu. E não precisa mais do que isso.
Toda sua vida foi moldada para viver um conto de fadas. Na rua só o chamam de Elvis. Sua filha tem o o nome de Lisa Marie. À esposa dá o apelido de Priscila. No palco ele só entra se houver condições técnicas adequadas. E está gordo, como Elvis no fim de carreira.
Aliás, Elvis morreu aos 42 anos de idade. E o que será de Gutiérrez após seu fatídico aniversário de 42 primaveras?
Por mais que o ambiente em que Gutiérrez circula seja cercado por sósias de Britney Spears, Kiss, John Lennon e Freddie Mercury, em momento algum o filme segue o caminho do riso. É, sim, uma melancolia pura com gente que não consegue se desvencilhar de personagens.
John McInerny protagoniza o longa. Fora da tela ele é realmente cover de Elvis, líder da banda Elvis Vive. As passagens de cantoria são cativantes, pois o homem alia técnica vocal à interpretação. E não há uma pessoa deste mundo, aposto eu, que não saiba um trecho de música de Elvis.
O destino apresenta uma difícil decisão a Gutiérrez: viver uma fantasia até o fim da vida ou ajudar a família. Ele escolhe.
O Último Elvis / El Último Elvis
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2012
Duração: 91 min.
Gênero: Drama
Direção: Armando Bo
Roteiro: Nicolás Giacobono e Armando Bo
Elenco: John McInerny, Griselda Siciliani, Margarita Lopez, Rocío Rodríguez Presado e Corina Romero