Escritores da Liberdade

Escritores da Liberdade

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Escritores da Liberdade é baseado em uma história real. Estrelado por Hilary Swank, conta a incursão da professora Erin Gruwell, cheia de ideais e sonhos, no sistema educacional. Em uma escola que ensaia uma nova forma de educação, misturando bons e maus alunos, ricos e pobres, ela tem de lidar com uma guerra de grupos: negros, brancos, asiáticos e latinos. Parece um filme de superação em grupo, com mestres e alunos se unindo. E é. Mas passa realmente a cativar a partir do momento que usa o Holocausto para mostrar atitudes e preconceitos cotidianos.

A professora investe em seus alunos. Literalmente. Ela passa a bancar viagens e livros, já que a verba pública não chega, e acerta em cheio quando entrega em classe O Diário de Anne Frank. A história da menina que ficou enclausurada cerca de dois anos, se escondendo dos nazistas de Hitler, sem colocar o pé na rua, com sua família e amigos de seus pais em pequenos cômodos com as janelas escurecidas (para ninguém de fora os ver), “enlouquece” os estudantes.

Miep Gies entra em cena. Esta senhora foi a protetora de Anne e sua família na casa-esconderijo. Ela é convidada pelos alunos para falar sobre a experiência. Aí o filme ganha sua mais emocionante cena.

Hilary Swank manda bem, assim como os atores que interpretam os alunos. Patrick Dempsey faz o marido da professora, o cara que a abandona, em um misto de despertar e de ciúme.

Ao sugerir que os alunos escrevam suas passagens de vida, o filme ganha seu título. No fim aparecem os verdadeiros “Escritores da Liberdade”. Bacana.

Escritores da Liberdade / Freedom Writers 


CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO 


Ficha técnica: 
Gênero: Drama
Duração: 122 min.
Ano: 2007
Direção: Richard La Gravenese
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher
Elenco: Hilary Swank, Patrick Dempsey, Scott Glenn, Imelda Staunton, April L. Hernande, Kristin Herrera, Jacklyn Ngan, Sérgio Montalvo, Jason Finn, Deance Wyatt, Vanetta Smith, Gabriel Chavarria e Hunter Parrish

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*