Onde Vivem os Montros

Onde Vivem os Montros

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Todos nós temos sentimentos com os quais não conseguimos lidar. É disso que é feito Onde Vivem os Monstros. O filme foi adaptado do livro de mesmo nome escrito em 1963 por Maurice Sendak. O motivo de tanta demora para chegar ao cinema, segundo li por aí, é o fato do livro falar pouco e deixar muito para o imaginário de quem lê.

Max (Max Records) é um menino de nove anos que não sabe muito bem como lidar com a separação dos pais, a solidão e a raiva. Tudo o que sente acaba explodindo em uma noite, quando a mãe leva o namorado para casa. Ele, então, veste a fantasia de lobo – que usa o filme todo – morde a mãe e foge de casa. Na fuga, Max encontra um barco, e navega até a ilha onde conhece os monstros Carol (James Gandolfini), Alexander (Paul Dano), Judith (Catherine O’Hara), KW (Lauren Ambrose), Douglas (Chris Cooper) e Ira (Forest Whitaker).

Cada um deles tem um pouco do Max real e representa um dos sentimentos confusos dentro do menino. O principal deles, retrato da confusão na cabeça de Max, é Carol, um monstro violento, egocêntrico e ao mesmo tempo dócil e infantil. Na ilha, ele também acaba encontrando os mesmo problemas com os quais sofre na realidade, prova de que ninguém, por menor e mais criativo que seja, pode fugir da realidade.

Onde Vivem os Monstros definitivamente não é para crianças. Apesar se ser engraçado algumas vezes, o filme é melancólico e adulto demais. A mensagem de que os monstros, na verdade, vivem dentro de cada um de nós é passada com uma sutileza imperceptível à uma criança de 10 anos, como sugere a classificação indicativa do filme. As partes infantis ficam por conta da cena da guerra de lama com os monstros e outras palhaçadas, mas no geral, o filme te deixa angustiado. O que compensa essa sensação ruim é a fotografia maravilhosa e o carisma de Carol, por incrível que pareça.

CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO

Ficha Técnica:

Diretor: Spike Jonze
Elenco: Forest Whitaker, Catherine Keener, Paul Dano, James Gandolfini, Catherine O’Hara, Lauren Ambrose, Tom Noonan, Alice Parkinson, Max Records, Michael Berry Jr..
Fotografia: Lance Acord
Trilha Sonora: Carter Burwell
Duração: 101 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Fantasia
Classificação: 10 anos

Categorias: Fantasia

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 3 maio, 2011, 19:07

    MA-RA-VI-LHO-SO! O melhor do Spike Jonze!

  2. Diana Medeiros
    Diana Medeiros 18 fevereiro, 2010, 18:04

    Gosto de Spike Jones. Mas não gostei do filme.

  3. Debora Nogueira
    Debora Nogueira 16 fevereiro, 2010, 16:11

    O filme é lindo, mas eu dormi…

  4. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 7 fevereiro, 2010, 13:09

    Filme muito fofo, delicado, estilo Labirinto do Fauno. Mas definitivamente não é para criaças. E a pergunta fica no ar: E o Richard ficou lá dentro?

  5. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 5 fevereiro, 2010, 16:44

    Spike Jonze é muito bom. Só faz filmão. Neste fim de semana, que pretendo usar pra me atualizar (só tenho colocado filme velho aqui!!), pretendo ver este e outros.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*