Os Mercenários 2
Rating
Total
Os Mercenários 1 foi horroroso. Mas eu insisto. E assisti a Os Mercenários 2. Até que é melhor… mas a comparação é bem rasa.
Lançado em 2010, o primeiro filme prometia muita ação e nostalgia ao reunir astros do cinema de ação da década de 1980. Infelizmente, ficou apenas na promessa. As atuações eram sofríveis (especialmente a brasileira Giselle Itié) e o roteiro era péssimo. Agora, para a felicidade dos fãs, consegue pelo menos resgatar a nostalgia – e o roteiro é um tanto melhor.
Em Os Mercenários 1 há uma curta cena de Sylvester Stallone, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger juntos. Parece até enganação, pois só neste cena eles se encontram. Já no 2 os astros de Duro de Matar e O Exterminador do Futuro deixam de contar com meras pontas e passam a ter uma participação maior sob o comando de Rocky/Rambo.
Jason Statham, Terry Crews e Randy Couture (aquele mesmo do UFC) e o estreante na turma Liam Hemsworth integram bem o grupo dos mercenários, mas é inegável que as grandes cenas são aquelas em que o trio-porrada estão juntos. Jet Li é quem desta vez só faz uma ponta – dá a impressão de que não estava disponível para toda a filmagem. Nem precisava aparecer. Dolph Lundgren também é da turma de Stallone, mas é, ainda, o mais caricato de todos. Ele é até zoado pelos colegas no filme.
Ah, mas há mais: Chuck Norris e Jean-Claude Van Damme . O primeiro vem à tela sempre ao som de Ennio Morricone e seu clássico tema de Três Homens em Conflito. Van Damme está na pele do vilão principal da história. Ele está bem e é continua com seu clássico golpe giratório, a la O Grande Dragão Branco.
Se o primeiro filme pretendia ser sério, o principal mérito dessa continuação é se assumir como uma autoparódia desses grandes astros. Isso fica claro pelas referências a Rambo, John McClane (Duro de Matar) e ao Exterminador do Futuro.
Stallone anunciou no início de 2011 que não iria dirigir Os Mercenários 2. Poucos dias depois voltou atrás e resolveu comandar o longa, mas no final prevaleceu a decisão inicial e Simon West (Lara Croft: Tomb Raider) assumiu a direção. Parece ter sido uma decisão acertada.
Não dá para dizer que Os Mercenários 2 é um grande filme. A exporação dos personagens antigos poderia ser até melhor, mais direta. Mas quem cresceu vendo estes caras matando centenas e não errando um tiro, vale assistir.
Os Mercenários 2 / The Expendables 2
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2012
Duração: 102 min.
Direção: Simon West
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Liam Hemsworth, Terry Crews, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Randy Couture, Chuck Norris e Jean-Claude Van Damme
Gênero: Ação
Roteiro: Sylvester Stallone
Estranho, achei o roteiro desse mil vezes pior. E no primeiro a cena do Mickey Rourke é muito boa em termos de atuação (mas só aquilo tb)