Philomena

Philomena

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

“Pare tudo e vá ver” é a classificação máxima deste blog. Acredito que pela primeira vez irei creditá-la a um filme somente por seu final. Baseado em uma história real, Philomena tem um desfecho de arrasar. É o absurdo dos absurdos… mas aconteceu.

Em 2004 o jornalista Martin Sixsmith, em meio a uma crise profissional que envolvia o então primeiro-ministro Tony Blair, encontrou a história de Philomena. Há 50 anos ela procurava o filho, Anthony, vendido por religiosas do convento da abadia de San Ross para um casal americano. Como lembrança, tinha apenas uma foto, contrabandeada por uma das freiras menos rigorosas.

Pelas mãos do diretor Stephen Frears (com roteiro baseado no livro de Martin Sixsmith: O Filho Perdido de Philomena Lee) essa busca chegou ao cinema. Judi Dench encarna a personagem-título. É uma mulher que sente que pecou e acaba não culpando as freiras por estar longe de seu filho. Ela vê bondade em tudo e se resigna ao destino. Mas, claro, sofre pela perda do filho.

Steve Coogan é o jornalista Sixsmith. O comediante, que colaborou com Jeff Pope no roteiro do longa, é o oposto de Philomena: não quer deixar a história para trás. É ele quem busca informações, e em troca pretende escrever um livro sobre o ocorrido.

Se parece uma história que poderia ser explorada por clichês – a mãe sofredora, o jornalista aproveitador, as freiras enclausuradas e de mal com a vida etc -, esqueça. Nem todo mundo é bom, nem todo mundo é mal. Até a entrada da parte final.

A partir daí dá uma raiva de lascar sobre certos personagens! Não é que o filme seja ruim até este instante – não, ao contrário. Claro, há certas facilidades em encontrar o caminho percorrido pelo filho que parecem ficção (apesar de não serem). É que a partir daí fica incrível!

Philomena termina de maneira arrebatadora. Uma bela história, bem contada no cinema. Um filme que precisa ser apreciado.




Philomena


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!


Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 98 min.
Gênero: Drama
Direção: Stephen Frears
Roteiro: Steve Coogan e Jeff Pope
Elenco: Judi Dench, Steve Coogan, Sophie Kennedy Clark e Michelle Fairley

Categorias: Drama
Tags: Philomena

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*