Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?

Rating
Total
Fosse somente pela cena final, “Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez?” já valeria. É extraordinária. Não só ela, mas toda a sequência derradeira. Mas o filme é muito mais. Direção ótima de Anand Tucker, como o roteiro de David Nicholls, com Collin Firth (“pra variar”) arrebatador.
Pelo título já se percebe que o enredo é sobre a relação entre pai e filho. A base, avisa o longa, é uma história real. O pai, médico, se chama Arthur (interpretado muito bem por Jim Broadbent ). O filho, Blake (Colin Firth), escolheu ser escritor – para inconformismo do pai, que o queria médico. Arthur não perde oportunidade de alfinetar a escolha de Blake – e não para por aí. Sempre cutuca seu primogênito com cobranças.
O pai chama o filho pelo primeiro nome mostrando que deseja formalidade. Blake quer simplesmente ser próximo de seu “velho”. Ele sempre se refere a Arthur como “dad” (papai). Seria um eterno distanciamento entre os dois se Arthur não adoecesse. Enquanto Blake tenta compreender o pai, o espectador passa a acompanhar em flashbacks como a adolescência dele foi crucial para definir esta relação longínqua.
Quando pequeno, o filho invejava a lábia, a malandragem e a vivacidade do pai. Adulto, se ressente por nunca ter ganhado do velho o reconhecimento que merecia.
Os diálogos são demais. Em certos momentos o pai aparece como o herói, em outros é simplesmente um traste. O filho também tem duas característica: é carinhoso, mas mantém a dureza. Quando ele desaba, quem tem o coração mais “mole” pode se preparar: é duro segurar a choradeira.
Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez? / When Did You Last See Your Father?
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2007
Duração:92 min.
Gênero: Drama
Direção: Anand Tucker
Roteiro: David Nicholls
Elenco: Jim Broadbent, Colin Firth, Juliet Stevenson, Gina McKee, Sarah Lancashire e Elaine Cassidy