Reis e Ratos

Reis e Ratos

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Um elenco estelar não é garantia de um grande filme. Espécie de Onze Homens e Um Segredo brasileiro, Reis e Ratos conseguiu juntar Selton Mello, Rodrigo Santoro, Seu Jorge, Cauã Reymond e Otávio Muller. Mas, aí está o problema, pecou no roteiro. É o típico filme que precisa de explicação, precisa de leitura prévia da sinopse. E assim já perde a graça.

Graça, aliás, não é a melhor palavra. Reis e Ratos não é para ser engraçado. Escrito e dirigido por Mauro Lima (Meu Nome Não é Johnny – bem melhor!), é ousado em vários aspectos, com o uso do preto e branco em boa parte do filme, interpretação propositalmente cínica de alguns personagens e escolha de dubladores como atores, o que soa como uma produção gringa sendo dublada. Mas esses aspectos não têm a intenção do riso. São para o deleite ou incômodo do espectador.

Ainda no elenco, vale destacar Hélio Ribeiro, dono da conhecida voz de Robert De Niro e Steve Martin, que interpreta o Embaixador, e seu colega Élcio Romar – voz de Michael Douglas e Woody Allen –, que faz o Presidente. Boa sacada de Mauro Lima, diga-se. Ele tem outras: gravou o filme aproveitando um dos cenários de O Bem Amado, juntou gente de tão alto calibre – gravando em somente duas semanas – e é abusado, arriscou algo diferente.

Mas o problema do longa é a complicação no desenrolar da trama. Há personagens que surgem do nada, sem maior explicação, totalmente dispensáveis; e a história básica da obra se perde em meio a tantas histórias paralelas.

Com tantos pontos positivos, com um roteiro melhorzinho no filme seria ótimo. Com um roteiro e com um melhor som, pois, como na maioria dos filmes nacionais, o som de Reis e Ratos é horroroso.

Se você decidir assistir, agora é a hora melhorar o resultado. Não tente sem antes ler esta sinopse. A história se passa na época da Guerra Fria, quando Estados Unidos e União Soviética eram inimigos mortais e a espionagem era muito mais do que ficção no cinema. Troy Somerset (Selton Mello) é um agente da CIA infiltrado no Brasil, sem a menor vontade de voltar para os Estados Unidos. Sempre ao lado do Major Esdras (Otávio Muller), militar brasileiro, Somerset quer derrubar o presidente João Goulart. Isso às vésperas do golpe militar de 1964. Um radialista-médium (Cauã Reymond), que recebe e incorpora informações via satélite (não pergunte como) dos Estados Unidos e da Rússia (impossíveis de serem ouvidas pelo espectador), pode, literalmente, salvar a pátria.

A ideia do diretor era criar uma história para “justificar” a reação americana ao golpe real – ou a “não reação”. Legal. Mas poderia ser melhor.

Reis e Ratos 


CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO 


Ficha técnica: 
Direção: Mauro Lima
Elenco: Selton Mello, Rodrigo Santoro, Seu Jorge, Cauã Reymond, Paula Burlamaqui, Rafaela Mandelli e Otávio Muller
Duração: 111 min.
Ano: 2012
Roteiro: Mauro Lima

Categorias: Drama
Tags: Reis e Ratos

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*