Sonata de Outono

Sonata de Outono

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Sonata de Outono é o segundo melhor filme de Ingmar Bergman, atrás de O Ovo da Serpente. Claro, isso na minha opinião – por enquanto. Entre os seis longas que já vi do cultuado diretor e roteirista sueco, todos neste blog (Morangos Silvestres, Porto, Um Barco para a Índia, O Sétimo Selo e o já citado O Ovo da Serpente), estes dois são os melhores. Dou o braço a torcer: ele tem grandes obras.

Sonata de Outono conta a história de uma mãe ausente, renomada pianista, que enfim decide visitar sua filha. Lá, além do genro e da filha Eva, Charlote encontra a outra filha, Helena, que tem deficiência mental. Eva dedica-se à irmã, assumindo o papel da mãe. A mãe, que jamais havia sido carinhosa com Eva, logo se mostra arredia à filha com deficiência. É quando Eva e Charlote decidem, então, colocar o passado em pratos limpos.

O outono é o eufemismo para a mudança, quando as folhas caem e a árvore aparece nua, por inteiro. A mãe é interpretada por Ingrid Bergman (nenhum parentesco com o diretor). Já Eva é vivida pela japonesa (apesar da feição) Liv Ullmann (casada com Ingmar entre 1966 e 1971). As duas estão incríveis. Mas não só elas: o marido de Eva – Erland Josephson – e, especialmente, sua irmã – Lena Nyman – mandam muito bem.

Mas o roteiro e a direção realmente têm o peso mais forte do filme. Eva, a filha, fala tudo na lata, sem medo de ferir a mãe. Já Charlote parece viver em um mundo só dela, no qual não importam as outras pessoas. Ela mente a si mesma – e tenta ser feliz se fechando em uma realidade só dela.

No fim das contas, acaba-se caindo na falta de amor entre mãe e filha. Mas nada de melodrama. A tensão cresce enquanto as cartas são colocadas na mesa.

Em 1979 Ingrid e Ingmar concorreram ao Oscar por este filme – ela por Atriz e ele por Direção. Perderam. Mas se Ingmar Bergman foi o melhor diretor de atores de todos os tempos, como dizem por aí, o filme ajuda muito nesta tese. E colabora sobremaneira para coloca-lo no olimpo dos cineastas.

Sonata de Outono / Höstsonaten 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA


Ficha técnica:
Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman
Elenco: Liv Ullmann, Ingrid Bergman, Lena Nyman e Erland Josephson
Gênero: Drama
Ano: 1978
Duração: 99 min.

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*