Tropa de Elite 2

Tropa de Elite 2

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Pode sim ser apenas inconsciente coletivo. Com um filme tão aguardado e tão bem recebido pela crítica e pelo público em geral, às vezes fica complicado saber se ele é mesmo sensacional ou se é apenas mais um fenômeno midiático. O fato é que tentei me afastar do clima de “O Oscar vai para Tropa de Elite 2” e devo admitir que acabei acompanhando a massa: achei o filme sensacional.

 

Muito mais politizado que o primeiro, menos superficial, mais forte. Se o primeiro e também mega comentado filme deu o que falar pelas cenas de violência e também pela interpretação equivocada sobre a postura de um policial corrupto que virou herói nacional, o segundo vem ainda mais contundente, profundo e triste, evidenciando a realidade que a gente tanto conhece, mas que dói assistir em formato maior, ali, registrada bem na nossa cara.
Ouvi dizer que em algumas salas de cinema, as pessoas chegaram a aplaudir Tropa de Elite 2 e, de verdade, espero do fundo do coração que as palmas sejam únicas e exclusivamente destinadas aos aspectos técnicos do filme. Porque o roteiro, lamentavelmente, é bem pouco ficcional e talvez seja isso que mais cause desconforto.
O enredo é velho conhecido mesmo por aqueles que ainda não assistiram ao filme. Capitão Nascimento continua causando suspiros, mas agora mais envelhecido (embora a falha na maquiagem que poderia ser mais carregada) tenta juntar os cacos de uma vida pessoal nula. Mais sozinho do que nunca, o policial se dedica de corpo e alma à nova tarefa: desta vez ele está na Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
É lá que, após anos dedicados ao Bope, ele descobre que a mira estava apontada para o lado errado e que seus inimigos estavam dentro da corporação pela qual ele havia dedicado parte importante da sua vida. O sistema, contaminado, engolira e fizera uso daqueles que trabalhavam por ele. E Capitão Nascimento era um deles.
Não é um filme com final feliz e nem poderia. Resta um desânimo agudo, uma falta de esperança latente e certa vergonha por ser parte desta sociedade. Fazemos parte disso e não há como negar que somos todos responsáveis pelas agruras do sistema. Por isso, ficou difícil de entender os aplausos diante de uma realidade tão cruel, a qual sabemos que está muito além da tela do cinema…
A contaminação é geral e tamanha que fica a dúvida se é mesmo possível mudar as coisas e refazer uma sociedade, cujos valores (ou a falta deles) de tão distorcidos já são nossas maiores carências. Assisti à Tropa de Elite 2 há algumas semanas, mas acho que o momento do post não poderia ser mais oportuno.
Domingo é dia de votação. E, afora todo desânimo e até desespero diante de tanta coisa errada, temos de fazer brotar disposição e lutar para que o cinema brasileiro continue triunfante, mas sobre uma realidade um pouco mais amena, menos triste e mais justa.
Tropa de Elite 2
 
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
 
Ficha Técnica:
Gênero: DramaDiretor: José PadilhaElenco: Wagner Moura, Maria Ribeiro, Irandhir Santos, André Ramiro, Seu Jorge, Milhem Cortaz, Sandro Rocha, Emilio Orciollo Netto.
Produção: Marcos Prado, Malu MirandaRoteiro: José Padilha, Bráulio MantovaniFotografia: Lula CarvalhoTrilha Sonora: Pedro BromfmanDuração: 118 min.Ano: 2010País: BrasilCor: ColoridoDistribuidora: Zazen Produções AudiovisuaisEstúdio: Zazen ProduçõesClassificação: 16 anos
 
Categorias: Drama

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 4 maio, 2011, 22:37

    Gostei mais do 1 tb. Mas esse é total faca na caveira!!!

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 2 janeiro, 2011, 04:00

    Agora eu vi. Achou muito bacana, bem acima da média mesmo. Saí do cinema com uma dúvida, que agora, em casa, penso que não mais tenho: gostei mais do 1. Este número 2 é diferente e, por isso, tem enorme mérito. Aborda um tema mais perigoso, a corrupção de colarinho branco. E se sai otimamente. Mas o 1 foi inusitado, mostrou a violência chocante que hoje já não mais surpreende e marcou a inversão de prioridade no cinema brasileiro (a glamourização dos bons, não dos bandidos).

    Claro que esse, repito, é muito bacana. Mas o primeiro é sempre o primeiro. E dizem que a primeira vez a gente nunca esquece…

  3. Ligia Carvalho
    Ligia Carvalho 12 novembro, 2010, 17:09

    DUCA. O filme é muito bom, achei melhor do que o 1. Wagner Moura é ótimo, sem comentários! Seu Jorge é bom em tudo? O cara mandou muito bem no filme.

  4. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 2 novembro, 2010, 18:33

    Vou aguardar chegar aos camelôs, mas todo mundo diz que você fica deprimido depois de assistir.

  5. Flavia Resende
    Flavia Resende 1 novembro, 2010, 21:52

    Ainda não consegui ver este! Lá no centro já ouvi que chegou aos camelos… só eu mesmo ainda devo estar tentando ir ao cinema! haha

  6. Mariana Del Casalle
    Mariana Del Casalle 1 novembro, 2010, 12:53

    DUCA, DUCA, DUCA! Tropa de Elite 2 é um filme sensacional! O viés político dá todo o tempero à trama, com a esperada pitada de violência e claro o PERFEITO, agora Coronel, Nascimento!
    Seu Jorge, embora breve, foi um show à parte. E a mensagem é o sinal de alerta pra quem acha que o Brasil é o país das maravilhas!
    Flávia, arrasooou no post!

  7. Renata Santos
    Renata Santos 31 outubro, 2010, 03:08

    O filme é DUCA, bem feito e tudo o mais. O que mais me impressionou foi o "tapa na nossa" cara, a merda de sistema que ainda existe no Brasil. Achei o 2 mais fácil pra massa entender, e espero que tal "tapa" traga a indignação suficiente para mudarmos algo; e não a mera desistência! Lindo post Flá.

  8. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 30 outubro, 2010, 15:00

    Enfim alguém postou Tropa de Elite 2!!! Não vi qualquer pessoa criticar até agora. tentarei ver neste fim de semana, para colocar por aqui minhas impressões.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*