A Despedida
Rating
Total
DISPONÍVEL NO NOW
A Despedida é uma ótima surpresa. Na verdade, “surpresa” em termos. O filme arrebatou plateias desde seu lançamento no Festival Sundance em 2019 e abocanhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Awkwafina – então, sua qualidade não pode ser surpreendente. O que pega o espectador desprevenido é como uma história totalmente chinesa pode tanto dizer a ocidentais.
O roteiro é sobre Billi (Awkwafina), uma garota chinesa que migrou para os Estados Unidos ainda criança. Sua ligação com a China é a avó Nai Nai, com quem rotineiramente fala pelo telefone. Eis o dia que seus pais contam que Nai Nai está com câncer terminal e, por isso, uma reunião familiar acontecerá a partir do dia seguinte.
A família decide simular um casamento para que todos estejam juntos – e a avó não saberá de sua doença grave. Esse último ponto rege todo o filme. Nai Nai merece saber que está em seus últimos dias de vida?
Os jantares, as conversas, as ruas… a cultura chinesa é demonstrada a cada cena. E aos poucos o espectador se põe a pensar se é correta a decisão de esconder o problema da idosa.
A Despedida foi produzido inteiramente com financiamento nos Estados Unidos – é, em suma, um filme americano. Mas, importante, não há atores americanos interpretando chineses, as falas em inglês só aparecem quando se quer conversar sem Nai Nai entender, não há sotaques forçados.
O mandarim é privilegiado em todo o filme, com os créditos e todos os textos na tela na língua mãe do enredo. Se fosse uma co-produção chinesa, poderia tranquilamente ser o representante do país no Oscar de melhor filme estrangeiro.
Aliás, o longa abre com uma frase genial: “este filme é baseado em mentiras reais”. Afinal, Nai Nai é uma personagem que tem como base uma pessoa, a avó da diretora e roteirista Lulu Wang.
Se o tema morte pode indicar um filme mais “pesado”, esqueça. Para quem curtiu Parasita, A Despedida é um prato cheio. A leveza da discussão e a diferença de cultura trazem sorrisos a quem assiste.
Awkwafina está ótima no papel de Billi, mas não está só. O elenco todo “encaixa”. Tios, primos… uma família chinesa que poderia ser brasileira, sul-africana, turca. Um filme vivo sobre o momento de despedida, sobre a morte.
__________________________________________________________________________
A Despedida / The Farewell
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Elenco: Awkwafina, Tzi Ma, Diana Lin, Zhao Shuzhen, Lu Hong e Jiang Yongbo
Ano: 2019
Direção: Lulu Wang
Roteiro: Lulu Wang
Duração: 98 min.
Gênero: Drama