Antes do Amanhecer
Rating
Total
Recentemente Antes da Meia-Noite chegou aos cinemas. Pensei: só vou ver depois de assistir aos dois anteriores. Comecei ontem a saga, com Antes do Amanhecer. E me dei bem.
Fruto da cabeça do diretor e roteirista Richard Linklater, o filme é todo diálogos. Jesse (Ethan Hawke), um jovem americano, e Celine (Julie Delpy), uma estudante francesa, se encontram casualmente no trem para Viena e logo começam a conversar. Ele a convence a desembarcar em Viena e gradativamente eles se envolvem. Mas existe uma verdade inevitável: no dia seguinte ela irá para Paris e ele voltará aos Estados Unidos. Com isso, resta somente que o casal aproveite ao máximo o pouco tempo junto.
O filme é muito bom e passa como um raio, rapidinho. Há detalhes no roteiro e na direção que conquistam, como quando eles ainda estão flertando e ele fica na dúvida se ajeita o cabelo dela atrás da orelha. Ou quando estão em uma pequena sala ouvindo música e não sabem o que fazer com os olhares, que não se cruzam.
As andanças por Viena rendem momentos românticos mesmo em cenários, digamos, comuns. O cemitério, o parque, o rio Danúbio… é um crescente de conversas e sentimentos.
Acertei ao “começar do começo”, do primeiro longa. Ao procurar informações para escrever este texto, me deparei no UOL com a história de como o diretor Linklater concebeu o filme. Precisa ser conhecida.
Toda a trilogia é baseada em Amy Lehrhaupt. De acordo com o site Slate, reproduzido pelo UOL, há 25 anos essa mulher desconhecida passou uma noite com Linklater. O encontro inspirou o filme. Mas Amy, a musa inspiradora, morreu antes de poder assistir.
O jornalista Forrest Wickman, da Slate, reuniu trechos de entrevistas do diretor para recontar sua história com Amy. Ele tinha 29 anos quando teria conhecido a jovem de aproximadamente 20 anos dentro de uma loja de brinquedos, na Filadélfia, Estados Unidos, onde visitava a irmã. O encontro aconteceu em 1989 e eles passaram a noite juntos, “da meia-noite a seis da manhã (…) andando por aí, flertando, fazendo coisas que você nunca faria agora”, de acordo com entrevistas de Linklater.
O cineasta diz que chegou a mencionar a ideia do filme para Amy na noite em que passaram juntos. Ao lançar Antes do Amanhecer, ele esperou que Amy identificasse a história e surgisse em alguma sessão. Mas Amy tinha morrido em um acidente de moto em 9 de maio de 1994, semanas antes de Antes do Amanhecer começar a ser filmado.
O diretor contou ter ficado sabendo de sua morte há apenas quatro anos, quando um amigo de Amy, que sabia sobre o encontro, enviou-lhe uma carta. “Foi muito triste”, desabafou Richard ao Times.
É uma pena que a musa não tenha visto o filme. A realidade não é tão boa quanta a ficção.
Antes do Amanhecer / Before Sunrise
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Ano: 1995
Duração: 101 min.
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Richard Linklater
Elenco: Ethan Hawke, Julie Delpy e Hanno Pöschl
Gênero: Romance
Obrigado! Assisti neste feriadão aos dois seguintes. Vou postar aqui.
Adorei seu post. Não deixe de assistir e escrever sobre os outros dois filmes… Cada um a sua maneira e no seu tempo são perfeitos. Acompanho esse casal desde a adolescência quando foi lançado o primeiro filme. A vida dos personagens evolui com o tempo assim como a nossa evolui.