Aquarius
Rating
Total
Pequeno Segredo foi anunciado como o representante brasileiro na disputa por uma indicação ao Oscar 2017 de filme estrangeiro. Ainda não assisti. Para surpresa geral, Aquarius foi preterido. Este favoritismo tinha dois motivos: elogiada participação no Festival de Cannes e polêmica após protestos contra o impeachment de Dilma Rousseff. É um bom filme, mas bem distante de outros brasileiros já indicados a participação no Oscar.
Dirigido por Kléber Mendonça Filho (de O Som ao Redor) e estrelado por Sonia Braga, Aquarius ainda pode concorrer a indicações em outras categorias, já que tem estreia comercial nos Estados Unidos marcada par o fim de outubro. Pelas regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, qualquer filme que estreie comercialmente até 31 de dezembro de 2016 na região de Los Angeles e fique em cartaz por pelo menos sete dias, com três sessões diárias, está apto a concorrer a estatuetas.
Mas deve ser difícil que isso aconteça. É um bom filme, reitero. Porém, peca em alguns quesitos que poderiam deixa-lo muito melhor.
É uma obra longa. São quase duas horas e meia, mais do que o necessário para contar a simples história de uma mulher que luta contra uma grande corporação. Davi contra Golias. Há cenas desnecessárias. Trata-se de mais um filme brasileiro com cenas de sexo sem qualquer razão. E não sou contra este tipo de cena, que fique claro, mas desde que a cena de sexo acrescente algo ao enredo.
De positivo, atuação soberba de Sonia Braga. Aí está uma indicação ao Oscar que faz todo sentido! Humberto Carrão também vai bem. Mas há canastrices demais em outros personagens, atuações que parecem até amadoras.
Sim, há passagens muito interessantes, cenas fortes e debates importantes. Mas nada fora do normal para um bom filme. Não gostei de O Som ao Redor… por isso, creio que este é o melhor de Kléber Mendonça Filho.
Sonia Braga é Clara, jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento em área nobre de Recife. Nele, criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessados em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora compram quase todos os apartamentos do prédio, o tal Aquarius, menos o dela. Aí Clara passa a sofrer todo tipo de assédio e ameaça.
Vale ser assistido. Mas não entra pra história do cinema nacional.
Aquarius
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Duração: 145 min.
Direção: Kléber Mendonça Filho
Elenco: Sonia Braga, Maeve Jinkings, Irandhir Santos, Humberto Carrão, Zoraide Coleto e Fernando Teixeira
Gênero: Drama