Atari – Game Over
Rating
Total
Um documentário que mira aqui mas acerta ali. Atari – Game Over, produção da Microsoft, tem o objetivo de relatar o fim de uma lenda urbana nos Estados Unidos: o enterro de milhões de cartuchos do jogo E.T. – O Extraterrestre, o que seria o capítulo final do maior fracasso de um jogo na história. Mas essa parte é irrelevante: o acerto é recontar a criação e o crescimento de um ícone da cultura pop mundial.
A cidade de Alamogordo é conhecida entre americanos por ter recebido o primeiro teste de bomba atômica da história, em 16 de julho de 1945, pouco antes dos desastres de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Na verdade, o teste foi a 100 milhas de onde vivem os moradores da cidade, mas no chamado campo de Alamogordo. Mais perto do centro, em um lixão no deserto, estariam enterrados os milhões de cartuchos de E.T..
A lenda urbana dizia que o game (lançado em 1982) era tão ruim, cheio de erros, que provocara o fim precoce da Atari. Para verificar a história, o diretor Zak Penn (roteirista de O Incrível Hulk e Os Vingadores, além de jogos de videogame adaptados do cinema) de entrevista os fundadores da empresa e o então presidente à época. É a melhor parte, disparado! Enquanto isso, uma escavação começa a verificar se as fitas estão enterradas.
É muita interessante ver como a Atari transformou a forma de assistir televisão. O ato deixou de ser passivo para transformar-se em algo ativo, com interação. Era o começo da interatividade provocada pelos computadores.
Nascida com Pong, em um jogo para fliperamas, a Atari logo passou para a casa das pessoas e explodiu em sucesso. Se o fracasso do game E. T. provocou a derrocada da empresa? Assista ao filme. Só não era necessário manter o suspense pela escavação, já que se percebe uma “encheção de linguiça” até o desfecho.
Atari – Game Over foi produzido pela Microsoft para os consoles Xbox, mas é uma das poucas boas opções no Netflix. Rapidinho, com cerca de uma hora, é boa opção para quem viveu a época gloriosa da Atari.
Atari – Game Over
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2014
Direção: Zak Penn
Gênero: Documentário
Duração: 66 min.