O Cadeado

O Cadeado

Rating

2 out of 5
Espere a sessão da tarde

Total

2
2 out of 5

Escrevo sobre mais um curta-metragem por aqui. Gosto deste tipo de filme, exatamente pela curta duração, que muitas vezes é conveniente. O Cadeado (clique aqui e assista) tem alguns méritos, mas ficou longe de me agradar.

Tecnicamente é um belo filme. Bem editado, com filmagem de qualidade e fotografia de primeira, mostra que a produção se esmerou em elaborar algo bacana. Há uma falha no som, especialmente em uma cena dentro de um ônibus, na qual mal se ouve o que os dois atores conversam. Mas isso é tradição do cinema brasileiro.

A história é em cima de um professor em seu primeiro dia de aula. Ao chegar à escola, ele vê os alunos – a maioria com deficiências físicas – à porta, sem poder entrar. Um cadeado está emperrado e evita o trabalho de professores e o aprendizado de estudantes. O professor sai atrás de uma forma que evite a perda do dia de aula.

O problema é que para por aí. Uma pena. Criado por estudantes do Curso de Cinema da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o filme tenta discutir a acessibilidade em escola pública do ensino básico. Mas fica muito superficial. Claro, o professor é o “guerreiro” da história. E as dificuldades dos estudantes são enormes. Mas poderia ser tão melhor…

O filme foi gravado no povoado do Poço, distrito do município de Antônio Cardoso – a 50 km de Feira de Santana, na Bahia. Leon Sampaio é o diretor e roteirista. Ele e os estudantes que integram a ficha técnica são membros do Coletivo Transe Filmes. A mãe de Leon é professora na escola municipal Gregório Souza Estrela, em Poço. O pequeno colégio desenvolve um trabalho de integração com os vários estudantes portadores de necessidades especiais que estudam lá, os mesmos que são atores do filme. O distrito tem alto índice de jovens que sofreram paralisia infantil ou outros tipos de disfunções genéticas que causaram deformação na coluna vertebral e dificuldade de locomoção.

Isso tudo eu soube procurando na internet. No filme, que é bom, nada destas informações. Realmente uma pena. Com tanta qualidade de produção, faltou roteiro.

O Cadeado 


CLASSIFICAÇÃO: ESPERE (O INTERVALO DA) A SESSÃO DA TARDE 


Ficha técnica: 
Gênero: Documentário / Ficção
Diretor: Leon Sampaio
Elenco: Antônio Neri, Antônio Souza, Beatriz Vieirah,Daniel Ramos, Fernando Neri, Leon Sampaio, Marinalva Neri, Paulo Cezar Souza, Raimunda Mascarenhas,Ricardo Ayade, Seu Didi Bocão e Theódulo Ferreira
Duração: 10 min.
Produção: Izadora Chagas
Fotografia: Izadora Chagas e Leon Sampaio
Roteiro: Leon Sampaio
Ano: 2012

Categorias: Documentário, Ficção
Tags: O Cadeado

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*