Boyhood – Da Infância à Juventude

Boyhood –  Da Infância à Juventude

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. Nem péssimo, nem ótimo. Gostei de Boyhood – Da Infância à Juventude, mas está longe de ser o melhor filme de Richard Linklater.

É evidente que o jeito de fazer é o melhor do filme, o que o diferencia (não que tenha sido o primeiro). O diretor filmou ao longo de 12 anos os atores que interpretam uma família comum americana. No total, 39 dias em frente às câmeras, cerca de três ou quatro dias por ano. Nada de efeitos especiais ou máscaras. O envelhecimento é natural.

Além do menino-ator Ellar Coltrane, que interpreta o personagem Mason da escola à admissão da faculdade, Linklater acompanhou Ethan Hawke e Patricia Arquette, que vivem os pais do garoto, e Lorelei Linklater, a irmã dele. Aliás, Lorelei, filha do diretor (que estourou com a trilogia de Antes do Amanhecer), manda muito bem, suplantando o protagonista. Fica pau a pau com Arquette, que ganhou, sem muito mérito, o Oscar de Atriz Coadjuvante neste 2015.

Em 164 minutos, Boyhood aborda infância, adolescência, casamento, divórcio, alcoolismo… mas nada que se sobressaia, que seja aprofundado. Claramente falta um objetivo ao filme. A história só esquenta quando o padrasto de Mason (seus pais são separados) se perde no álcool.

O tempo passa, o espectador acredita que o filme vai “pegar”, algumas passagens animam. Mas não passa disso. Não é chato, mas fica a sensação de ter se perdido uma enorme chance produzir um filme espetacular.

Boyhood – Da Infância à Juventude / Boyhood 


CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO 


Ficha técnica: 
Gênero: Drama
Duração: 164 min.
Ano: 2014
Direção: Richard Linklater
Elenco: Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Lorelei Linklater, Tamara Jolaine, Zoe Graham e Sam Dillon

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*