A Bússola de Ouro
Rating
Total
Sou dessas que lê o livro e fica comparando com o filme. Algumas adaptações ficam muito boas, na minha opinião, tipo “O Senhor dos Anéis”; mas “A Bússula de Ouro” não faz parte deste grupo.
Não sei se a emissora o editou demais para caber no tempo disponível ou se era assim mesmo, porém o que eu vi não foi nem metade das fantasias que imaginei ao ler a obra. A história tem teor infanto-juvenil: num mundo onde todos nascem com um dimon, isto é, uma espécie de animal de estimação próprio que representa sua alma, crianças começam a desaparecer e uma garotinha tem a missão de viajar para o gelado Norte para ajudar a resgatá-las, com o auxílio de uma bússola de ouro que mostra a verdade. No meio do caminho, ela conta com a ajuda de um urso polar de armadura e de um aeronauta e descobre que os adultos estão fazendo experiências para separar os dimons das crianças.
Mesmo com grandes atores, como Nicole Kidman, Daniel Craig e a voz de Ian McKellen (sempre envolvido na temática de mundos imaginários), não empolga nem metade do que o livro consegue. São muitos assuntos tratados ao mesmo tempo: a descoberta de quem são os pais de Lyra, a função da bússola, quem são os ursos de armadura, quais experimentos estão sendo feitos no Norte, o que é o Pó. Fizeram um apanhado geral e mandaram guela abaixo na telona.
Esta matéria aqui do Terra vai ao encontro do que achei: “O resultado é que, enquanto no livro os personagens e os eventos têm um tempo para acontecer e se explicar, na tela tudo é muito apressado, podendo confundir aqueles que não estão familiarizados com a trama.”
Acho que o filme vale para quem sabe alguma coisa da história, para quem está sem sono e quer ver algo só para distrair e para crianças pequenas que não vão reparar nos buracos da história.
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Título original: The Golden Compass
Lançamento: 2007 (EUA, Inglaterra)
Direção: Chris Weitz
Atores: Nicole Kidman, Daniel Craig, Dakota Blue Richards, Ben Walker.
Duração: 113 min.
Gênero: Aventura
no caso, espere o cine belas artes do sbt, né? nossa, isso começou a passar e eu mais que depressa tasquei Chamas da Vingança pra assistir
Eu vi inteiro (não sei se a TV cortou). Não li o livro. Pelo que lembro, é bacaninha… só.