Conduzindo Miss Daisy

Rating
Total
Oscar de 1990, premiando os filmes de 1989. Categoria Melhor Ator. Após assistir a Conduzindo Miss Daisy, fui pesquisar por que Morgan Freeman não levou a estatueta. Ele está incrível no filme! Talvez seu melhor papel da vida (e olha que é raro este homem errar a mão). Mas aí vi os concorrentes e o vencedor. Difícil… um ano em que alguns dos melhores atores de todos os tempos tiveram, para muitos, seus principais papéis.
O ganhador foi Daniel Day-Lewis por seu personagem em Meu Pé Esquerdo. Perderam Robin William em Sociedade dos Poetas Mortos, Tom Cruise em Nascido em 4 de Julho e Kenneth Branagh por Henrique V, além de Freeman.
Que disputa! Olhe os nomes e os filmes! Enfim, merecido o Oscar da Day-Lewis? Sim.
Conduzindo Miss Daisy levou 4 dos 9 Oscars a que foi indicado: Filme, Atriz (Jessica Tandy), Roteiro Adaptado e Maquiagem. Merecidos. Talvez a maquiagem hoje já esteja superada, mas para a época…
Uma judia idosa (Tandy) perde a habilidade de dirigir e é obrigada pelo filho (Dan Aykroyd) a conviver com um motorista (Freeman). De início ela recusa o novo empregado, mas aos poucos ele quebra o gelo.
Aí está o grande acerto do longa: como ele quebra o gelo. O personagem é sensacional, e Freeman arrasa. A idosa de Jessica Tandy também é ótima. Eles se complementam. E Dan Aykroyd também manda bem.
Conduzindo Miss Daisy é aclamado hoje em dia. Virou cult. Com justiça. Sob direção de Bruce Beresford (que tem no currículo filmes de menos sucesso, como Risco Duplo, A Última Chance e Um Canto de Esperança)) e com roteiro de Roteiro Alfred Uhry, baseado em sua peça teatral, é um filme leve, um drama alegre ou uma comédia dramática.
Além do Oscar de Filme, levou a categoria no Globo de Ouro, no Festival de Berlim (Urso de Ouro) e no Bafta. Filmaço.
Outras informações sobre Conduzindo Miss Daisy:
– A peça Driving Miss Daisy foi a primeira da Trilogia de Atlanta escrita por Alfre Uhry sobre a comunidade judaica em Atlanta. As duas outras peças são The Last Night of Ballyhoo, de 1996, e Parade, de 1998.
– A personagem Florine, nora de Miss Daisy, não existia na peça de teatro. O papel foi escrito para o filme especificamente para a atriz Patti LuPone.
– Jessica Tandy é até hoje a atriz mais velha a ganhar um Oscar. Tinha 81 anos quando venceu. As atrizes que concorreram com ela são: Isabelle Adjani por Camille Claudel, Pauline Collins por Shirley Valentine, Jessica Lange por Muito Mais que um Crime e Michelle Pfeiffer por Susan e os Baker Boys. Merecido, né?
– Consta que Jessica Tandy apostou US$ 100 com seu agente que não ganharia o prêmio da Academia.
Conduzindo Miss Daisy / Driving Miss Daisy
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Ano: 1989
Gênero: Comédia dramática
Direção: Bruce Beresford
Elenco: Morgan Freeman, Jessica Tandy, Dan Aykroyd e Patti LuPone
Duração: 99 min.
Roteiro: Alfred Uhry, baseado em sua peça teatral