O Impossível
Rating
Total
Desculpe, mas tenho de começar com um trocadilho. É impossível achar este filme ruim. O Impossível pode até não ser considerado ótimo por alguém, o que eu duvido, mas “ruim” é uma classificação inexistente para este longa. Ao contrário!
A história não é nova. Já esteve em parte de Além da Vida, com efeitos visuais de tirar o fôlego, quase que literalmente. Mas Além da Vida começa com o tsunami na Tailândia em 2004 e parte para três histórias interligadas, em Paris, São Francisco e Londres, abordando mais um lado espiritual. Já O Impossível é todo tsunami, é todo Tailândia, é sofrimento e angústia o tempo todo.
Ah, os efeitos especiais. Se Além da Vida ficou famoso pela cena inicial do tsunami devastador, há agora um novo patamar. O Impossível tem um início arrebatador, com sons protagonizando as cenas. Até que vem a “onda”. E não para.
A partir deste minuto o espectador não mais tem sossego. São cerca de 10 minutos de “liquidificador gigante”, matando gente, ferindo.Quando acaba este parte do sofrimento… vem mais.
Não é um filme como o muito bom Preciosa, no qual a situação piora quando se pensa que o limite da desgraça chegou. Não. Não é sofrido para quem assiste. É, sim, angustiante. Mas O Impossível é um filme sobre superação.
Alguns críticos estão dizendo que o filme é cheio de clichês. E que deveria ser mostrado o sofrimento tailandês, não o turbilhão de uma família européia. Besteira! Quer maior homenagem à Tailândia do que os personagens secundários deste filme? E, seja com europeus, com sul-americanos ou com asiáticos, o que importa é a história, neste caso verdadeira!
Cinco espahóis viveram o que agora está na tela.
Aliás, é assim: de férias e curtindo a vida com os três filhos pequenos na Tailândia, um casal espanhol acaba separado pelo tsunami. Daí em diante, mãe e filho mais velho começam uma jornada em busca da vida, sem saber o que virá pela frente. Afinal, quem viveu a catástrofe não sabia o que estava acontecendo, se viria uma segunda leva de água ou quem vivera ou morrera.
A equipe por trás das câmeras é praticamente toda da Espanha. Muitos dos tailandeses que viveram o tsunami atuaram. Ewan McGregor e Naomi Watts são os rostos conhecidos. Estão supimpas! Mas o destaque é o jovem Tom Holland, que interpreta Lucas, o filho mais velho. Até os meninos menores cativam, mas Holland é o melhor de todos.
O Impossível é um filmaço!
O Impossível / The Impossible
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Direção:Juan Antonio Bayona
Elenco: Naomi Watts, Ewan McGregor, Tom Holland, Oaklee Pendergast e Samuel Joslin
Gênero: Drama
Ano: 2012
Duração: 114 min.
Roteiro: Sergio G. Sánchez