Horas de Medo

Horas de Medo

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Recentemente assisti a Reféns, filme americano bem meia boca com Nicole Kidman e Nicholas Cage. O espanhol Horas de Medo tem a mesma ideia: uma família é vítima de um sequestro em sua casa (daí o título original Secuestrados) e passa horas sob violência e medo da morte. Mas, acredite, não há comparação: é uma aula de como fazer um ótimo filme; deixa Holywood no chinelo!

Horas de Medo é, sem dúvida, um dos mais violentos filmes que já assisti. Concorre cabeça a cabeça com o francês Irreversível, o filme que mostra em tempo real um estupro, com angustiantes muitos minutos. Mas, atenção, apesar da indicação de gênero no Brasil, não é um terror. É, sim, um horror.

No final do século 18, a escritora Ann Radcliffe definiu da melhor maneira a diferença entre terror e horror: “este último se faz acompanhar de um sentimento de obscura incerteza em relação ao mal que tanto teme”. É mais ou menos assim: Fredie Krueger é terror. Horror é um suspense com sentimento de medo, é Horas de Medo.

O filme é um choque de brutalidade. É digno da melhor classificação neste blog, o Pare Tudo e Vá Ver! Jaime e Marta se mudam com a filha, Isabel, para uma bela casa em Madri. Eles estão felizes ao fazer a mudança. Mas logo já na primeira noite a casa é invadida por três bandidos que só pretendem sair de lá quando pegarem todo o dinheiro do casal. Nas tortuosas horas de desespero que se seguem, Jaime, Marta e Isabel terão de controlar todos os seus medos e tentar manter o que mais precioso lhes resta: as suas vidas.

Desde o primeiro momento do sequestro o espectador fica tenso. Os sequestradores não são bonzinhos – apesar de um deles chegar a quase ter um traço de bondade – e realmente não demonstram piedade. O roteiro, simples, não tem “pegadinhas”, nem reviravoltas. E encaixa muito bem com as excelentes atuações de Fernando Cayo(O Orfanato), Ana Wagener e Manuela Vellés (especialmente ela, que interpreta a filha). A direção de Miguel Ángel Vivas faz o espectador roer as unhas.

Infelizmente o filme não foi aos cinemas no Brasil. Mas, agora em DVD, é a oportunidade ideal para se entreter e assistir a uma baita obra. E prepare-se para o final nada idiota.

Horas de Medo / Secuestrados



CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!



Ficha técnica:

Elenco: Ana Wagener, Fernando Cayo e Manuela Vellés

Direção: Miguel Ángel Vivas

Duração: 85 min.

Ano: 2011

Gênero: Horror

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*