Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum
Rating
Total
Sempre que surge um filme dos irmãos Ethan e Joel Coen lembro-me de O Grande Lebowski, um dos meus preferidos. E acabo me decepcionando. Não que as outras obras deles sejam ruins. Não. É que a expectativa é alta. Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum é mais um bom, não ótimo, filme.
Recheado de belas canções, o filme conta a história de um homem que vive dia após dia. Llewyn Davis é um músico de folk do Village (bairro de Nova York de onde saíram, por exemplo, Bob Dylan e Joan Baez). De dia ele procura um teto para ficar à noite, após seus shows que rendem pouco dinheiro. E assim caminha, sem se preocupar com o amanhã.
A história é baseada em Dave Von Ronk, figura da música norte-americana. Mas só baseada. Os irmãos Coen preferiram criar um personagem em vez de se comprometer com uma biografia.
Llewyn Davis canta bem, mas após perder seu parceiro não consegue emplacar na carreira. Vive de favores, com gente que está na mesma realidade. É por vezes arrogante, e nunca se compromete – nem com ele nem com os que gostam dele.
É ótima a participação de John Goodman, que interpreta um cartor de jazz que se junta a Davis numa ida a Chicago.
Carey Mulligan e Justin Timberlake mandam bem, não complicam. E guatemalteco Oscar Isaac, o Llewyn Davis, dá um show. Ele sempre esteve em papeis menores (em Drive, Robin Hood, W.E. – O Romance do Século e Alexandria, por exemplo), mas agora assume as rédeas do filme ao protagoniza-lo.
Inside Llewyn Davis / Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 105 min.
Gênero: Drama
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Roteiro: Joel Coen e Ethan Coen
Elenco: Oscar Isaac, Carey Mulligan, John Goodman, Justin Timberlake, Ethan Phillips, Robin Bartlett, Jerry Grayson, Jeanine Serralles, Adam Driver, Stark Sands, John Goodman e Garrett Hedlund