Jogada de Gênio

Jogada de Gênio

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Há certos objetos que estão no nosso dia-a-dia e nem percebemos. Ou melhor, até percebemos, mas nem damos bola, a não se que pifem. Esse filme é sobre um deles, mas com uma história cativante. O tema aqui é o limpador de para-brisa de carro. Um tal de Robert Kearns teve uma jogada de gênio, que dá nome ao filme, e inventou o controle de velocidade para os limpadores de para-brisas.

Lá nos anos 1960 este inventor, até então frustrado, conseguiu produzir o que as montadoras de veículos precisavam. Os limpadores dos carros tinham apenas uma velocidade e, por isso, eram irritantes. Ou ficavam desligados, e aí a chuva atrapalhava a visão dos motoristas, ou ficavam ligados em alta velocidade, e com chuva fraca não prestavam – o nhec nhec nhec da borracha no vidro era insuportável (podendo danificar o para-brisa). O cara não só inventoo o motor para controlar a velocidade, mas vendeu a idéia à Ford. E este, entre outros, foi seu erro. A maior montadora de carros do mundo àquela época deu o golpe nele, e ficou com o produto. Aliás, o filme da Ford não é queimado… é esturricado! E todas as outras montadoras foram na onda.

A partir daí o filme passa para a briga dele com a Ford e seu drama pessoal, já que sua disposição em ganhar a pendência judicial atrapalha toda sua relação com esposa e seis filmes. Mais do que dinheiro, o protagonista quer reconhecimento (é clichê, eu sei, ma e daí?).

A história cresce e, claro, todo mundo torce por ele. O filme vale a pena, especialmente para quem, como eu, gosta de roteiros baseados em fatos reais. O ator é Greg Kineer, que fez o pai da Pequena Miss Sunshine. Ele vem acertando fortemente em suas escolhas de roteiros. A esposa dele é Lauren Graham, de Gilmore Girls (a mãe), que também vai bem.

Ficha técnica

Jogada de Gênio / Flash Of Genius

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Gênero: Drama

Duração: 119 min.

Elenco: Greg Kinneer, Tim Eddis, Warren Belle, Karl Pruner, Lauren Grahan e Bill Lake

Direção: Marc Abraham

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Comentários

  1. Diana Medeiros
    Diana Medeiros 27 novembro, 2009, 13:06

    Danilo, desde que você postou esse filme eu estou tentando alugar. Mas nunca está disponível na locadora. Pior é que a cada vez que não consigo a expectativa aumenta. É muito bom mesmo?

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*