Lawrence da Arábia
Rating
Total
Lawrence da Arábia é certamente um dos mais aclamados filmes da história. Só de Oscar, levou sete: Filme, Diretor (David Lean), Fotografia, Direção de Arte, Edição, Música e Som. Nas categorias Ator (Peter O’Toole), Ator-Coadjuvante (Omar Sharif) e Roteiro Adaptado foi indicado, mas não levou. E realmente merece a fama.
Baseado na história de T. E. Lawrence, descrita em sua biografia Os Sete Pilares da Sabedoria (cuja veracidade é sempre colocada à prova), o longa (e bota longa nisso, pois são mais de três horas e meia) começa com a morte do protagonista. Em seu funeral surgem suas aventuras, lembradas em depoimentos. Daí para frente, em flashback, se conhece a história de um tenente do exército inglês no norte da África, enviado em missão para a Arábia (hoje Arábia Saudita), durante a 1ª Guerra Mundial.
Ele, que deveria ser um observador, passa a comandar um exército de adoradores, selando a paz entre diferentes tribos. Sua principal característica: é sempre verdadeiro. São mostrados quatro episódios principais da vida de Lawrence durante a sua estada na Arábia: a conquista de Aqaba, o rapto e tortura pelos turcos em Deraa, o massacre de Tafas e o fim do sonho árabe de Damasco.
As cenas no deserto são lindas. Peter O’Toole tem uma atuação de primeira, mas Omar Sharif é o melhor do filme.
É interessante a divisão em duas partes da obra. A primeira, antes da parada, é bem superior à segunda, quando Lawrence começa a surtar, e falta nexo em algumas passagens.
Há frases marcantes no roteiro. “Ser árabe será mais difícil do que pensa”, diz ele a certa altura. Premonitório para os dias de hoje.
Uma curiosidade: durante todo o filme não há sequer um papel feminino com falas. Sinal dos tempos passados?
Em 1990 foi lançada uma continuação – Um Homem Perigoso -, produzido para a TV (e até lançado em DVD como Lawrence da Arábia 2 ou Lawrence da Arábia – A Última Missão). Sem sucesso.
Um filme que precisa ser assistido.
Lawrence da Arábia / Lawrence of Arabia
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 1962
Duração: 216 min.
Elenco: Peter O’Toole, Alec Guinness, Omar Sharif, Anthony Quinn, José Ferrer, Claude Rains, Jack Hawkins e Anthony Quayle
Direção: David Lean
Gênero: Aventura
Roteiro: Robert Bolt, baseado em biografia de T. E. Lawrence