Lincoln

Lincoln

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Um homem marcado pela história, que deu fim à escravidão nos Estados Unidos em meio a uma guerra civil. Uma aposta no diálogo, na negociação, na política, para com um tiro só acertar em dois alvos. Lincoln é um baita filme do gênio Steven Spielberg sobre o ex-presidente norte-americano Abraham Lincoln.

Spielberg dispensa apresentações. Mais uma vez mostra como fazer cinema de qualidade. Desta vez ele aposta nas atuações. Daniel Day-Lewis assombra como o personagem-título, lembrando ao espectador porque já tem três estatuetas do Oscar (Sangue Negro, Meu Pé Esquerdo e, claro, Lincoln). O ator incorpora o ex-presidente de forma impressionante. É pacato, mas ao mesmo tempo firme. É inteligente, e para mostrar isso só precisa falar, a maioria das vezes em um tom baixo.

Tommy Lee Jones é outro destaque, como o deputado que apresenta o projeto de emenda constitucional para acabar com a escravidão. Hal Holbrook é outro! Depois que o vi em Na Natureza Selvagem (papel que o rendeu indicação ao Oscar mesmo ficando em cena poucos minutos), virei fã. Só de olhar para ele já é possível prever que algo bom virá.

Ainda há Sally Field, Joseph Gordon-Levitt, David Strathairn, Bruce McGill… e por aí vai. Ninguém decepciona.

Os silêncios do filme impressionam. Há muitos momentos solitários, especialmente do presidente. Spielberg escolheu o caminho de apresentar a intimidade de um grande homem, sem perder o olhas histórico. Acertou ao escolher retratar os últimos quatro meses de vida de Lincoln.

Se no começo o filme dá a impressão de que terá muito “convercê”, e que os 150 minutos de duração podem ser longos, cresce com o passar do tempo, no mesmo ritmo do surgimento de problemas para Lincoln. As cenas da votação para o fim da escravidão e do caminho do protagonista para a morte são de arrepiar.

Escrito por Tony Kushner (de Munique), com base no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, da vencedora do prêmio Pulitzer Doris Kearns Goodwin, Lincoln é um filme grandioso, mas não espetaculoso. É detalhista e, assim, consegue captar a atenção o tempo todo.

Lincoln


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER! 


Ficha técnica: 
Ano: 2013
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, Joseph Gordon-Levitt, James Spader, Hal Holbrook, Tommy Lee Jones e John Hawkes
Duração: 150 min.
Gênero: Drama

Categorias: Drama
Tags: Lincoln

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*