Lua de Fel
Rating
Total
Seria uma generalização equivocada dizer que o tema sexo é o predileto na filmografia de Roman Polanski. Está certo que em O Pianista e em Deus da Carnificina, por exemplo, nada há sobre o assunto. Mas o diretor que começou a carreira com Repulsa ao Sexo, de 1965, não se furta ao assunto. Em Chinatown, sua grande obra, há incesto. E Lua de Fel escancara: o sexo permeia todo o filme.
Polanski é aquele diretor que não pode sair da França, para onde foi em 1978 em meio a um julgamento por estupro de uma menina de 13 anos (vale muito ler o depoimento dela na biografia A Menina). Ele foi condenado por “corrupção de menor”, após acordo com a família da vítima.
Lua de Fel é um longa muito bom. E neste caso a tradução do título para o português (do original Bitter Moon) capta bem o sentido da obra. O azedume, o amargor, dos dois personagens vividos por Peter Coyote e Emmanuelle Seigner é o diferencial. Aliás, ele está ótimo. Ela, péssima.
A história começa com outro casal: Nigel (Hugh Grant) e Fiona (Kristin Scott Thomas) embarcam num cruzeiro para comemorar os 7 anos de casamento. No navio, conhecem a sensual Mimi (Emmanuelle Seigner), uma francesa casada com o americano Oscar (Peter Coyote), preso a uma cadeira de rodas. Ao notar o interesse de Nigel por Mimi, Oscar resolve contar sua história com ela, como se conheceram e se amaram loucamente até a paixão doentia se transformar em um ritual de humilhação.
Não só humilhação. Crueldade. Baseado no “Lune de Fiel”, escrito pelo francês Pascal Bruckner e lançado em 1981, o filme cresce na crueldade com que os dois amantes passam a se odiar, deixando o espectador apreensivo e permitindo que esqueça a cara de paisagem de Emmanuelle Seigner em todas as cenas.
A trilha sonora de fim dos anos 1980 e começo dos 1990 é sensacional e inclui Katia Flavia, de Fausto Fawcett.
Lua de Fel / Bitter Moon
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Gênero: Suspense
Ano: 1992
Direção: Roman Polanski
Elenco: Peter Coyote, Hugh Grant, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner e Victor Banerjee