Milagre na Rua 34

Milagre na Rua 34

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Já vi umas 300 vezes. Mas como estamos próximos ao Natal – e a Globo passou ontem na televisão – resolvi escrever sobre Milagre na Rua 34. E não é que na pesquisa achei fatos interessantes? Minha primeira surpresa: lançado em 1994, é uma refilmagem de um clássico de 1947, que foi indicado ao Oscar de 1948 como Melhor Filme e venceu em três categorias: Ator Coadjuvante (Edmund Gwenn – Papai Noel), História Original e Roteiro.

O enredo de ambos é o mesmo. Na época do Natal, um homem é contratado para trabalhar como Papai Noel na loja de brinquedos em que a mãe da menina Susan trabalha. A criança não acredita que Papai Noel exista, mas o homem diz que ele é mesmo o Papai Noel. Isso leva o caso à Justiça, que deve decidir se o “bom velhinho” existe.

O sucesso do filme original foi grande, mesmo tendo sido lançado em maio, não próximo ao Natal. Isso culminou – por sua qualidade – na quantidade enorme de Oscar, levando-se em conta que é um filme sobre Papai Noel, com um toque infantil.

Na edição mais nova, Richard Attenborough brilha como o Papai Noel. Por sua interpretação foi indicado ao prêmio de ator coadjuvante no Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films.

Aliás, ele merece um parágrafo à parte. Attenborough hoje é presidente da The British Academy of Film and Television Arts (Bafta), a academia britânica responsável pela premiação dos melhores trabalhos realizados em cinema e TV. Também preside a British National Film and Television School e até a Fundação Gandhi. Essa última exatamente porque dirigiu e produziu o filme Gandhi, que deu a ele o Oscar de 1982 como Melhor Filme e como Melhor Direção (prêmio que também venceu no Bafta e no Globo de Ouro). Ainda atuou em filmes importantes, como Hamlet e Elisabeth – mas o que vem logo à minha cabeça é Parque dos Dinossauros, no qual ele é o dono do parque.

A atriz que faz a menina também manda bem. É Mara Wilson, que é mais conhecida por ter protagonizado Matilda, de 1996.

Enfim… o filme é legal, especialmente pelo gancho de a Justiça decidir se Papai Noel é real – e a sacada final, para dar o veredito, é bem elaborada. Nesta época do ano vale bastante – mesmo para quem já viu.

Consegui arrumar bons argumentos para escrever sobre um filme de Natal, não?

Milagre na Rua 34 / Miracle On 34th Street

CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO

Ficha técnica:

Direção: Les Mayfield
Roteiro: Valentine Davies e George Seaton
Gênero: Fantasia
Duração: 114 min.
Elenco: Richard Attenborough, James Remar, Elizabeth Perkins, J.T. Walsh e Mara Wilson

Categorias: Fantasia

Sobre o Autor

Comentários

  1. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 28 dezembro, 2010, 05:20

    Renata, ganhou?

    Obrigado, Cláudio. É irresistível mesmo!!!

  2. Cláudio Merencio
    Cláudio Merencio 24 dezembro, 2010, 02:04

    Cara, fala sério! Já vi esse filme 03 anos seguidos,sempre nessa época, e ontem eu estava passeando pelos canais da tv lá pelas tantas da madrugada e pra variar vi o filme começar mais um vez. Como um bom espectador assisti até o fim, mais um vez.
    Ah! Parabéns pela postagem.
    IN GOD WE TRUST.

  3. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 23 dezembro, 2010, 18:08

    Eu nunca vi…ficarei sem presente do Papai Noel?

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*