Millennium 2 – A Menina que Brincava com Fogo

Millennium 2 – A Menina que Brincava com Fogo

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Vem da Suécia um dos maiores êxitos literários de suspense dos últimos anos: a trilogia Millennium. Os três livros já viraram filmes, no país de origem do escritor Stieg Larsson, a Suécia. E recentemente Hollywood entrou na jogada, com o primeiro da série, o Homem Que Não Amava as Mulheres, cujo original sueco já está aqui no blog. Ontem assisti a Millennium 2 – A Menina que Brincava com Fogo. Como o primeiro, muito bom!

Stieg Larsson, jornalista e ativista político respeitado na Suécia, morreu subitamente em 2004, aos 50 anos, vítima de enfarte, e não desfrutou do sucesso estrondoso de sua obra. Seus livros não só alcançaram o topo das vendas em muitos países que foram lançados (além da própria Suécia —onde uma em cada quatro pessoas leu pelo menos um exemplar da série —, Alemanha, Noruega, Itália, Dinamarca, França, Espanha e Inglaterra), como receberam críticas entusiasmadas.

Há inúmeras teses sobre o sucesso dos livros, desde a utilização de aspectos da vida contemporânea até a criação de personagens bem construídos e a condução da narrativa. Mas para mim o segredo dos filmes (não li os livros) é a proximidade com a realidade. Não há gente bonita na saga. Há gente normal. Os “heróis” são um jornalista e uma hacker, gente que está no cotidiano. Não há qualquer fato paranormal, nem suprema inteligência. A história se desenrola sem supetões, mas com muitas surpresas.

Nesta segunda parte, Lisbeth, a hacker, é acusada de matar três pessoas, uma delas colega jornalista de Mikael, seu amigo e protagonista da história. Ambos correm atrás de provas que inocentem a moça, mas fatos novos surgem para esclarecer o motivo da armação contra ela.

Uma curiosidade: logo no início, na cena em que os editores da Millennium, a revista que Mikael trabalha, se reúnem no escritório, uma pilha de revistas está em uma das mesas. Aparece em destaque a EXPO, a revista anti-fascista que Stieg Larsson, autor da trilogia, ajudou a criar.

O primeiro é melhor do que o segundo, mas só um pouco. Vale ver na ordem correta, sem pular partes. Preciso ver o terceiro. Quem não viu, corra à locadora ou ao download. Também quero comparar o trabalho sueco ao americano. Ou seja, tenho pelo menos mais dois filmes para assistir. Que seja logo!

Millennium 2 – A Menina que Brincava com Fogo / The Girl Who Played with Fire

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:

Diretor: Daniel Alfredson
Gênero: Suspense
Ano: 2009
Duração: 129 min.
Elenco: Noomi Rapace, Michael Nyqvist, Lena Endre, Sofia Ledarp, Georgi Staykov e Peter Andersson
Roteiro: Nikolaj Arcel e Rasmus Heisterberg, baseado em obra de Stieg Larsson

Categorias: Suspense

Sobre o Autor

Comentários

  1. Anônimo
    Anônimo 6 janeiro, 2013, 03:45

    A trilogia é simplesmente hipnotizante. Ja vi todos os tres filmes daa versão original. Espero ansiosa para ver a versão americana do livro 2.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*