Monstros

Monstros

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Monstros tinha tudo para ser uma péssima opção. É de 1932 (82 anos atrás!), é considerado “um clássico do grotesco”, usa e abusa em tela de pessoas com problemas genéticos ou vítimas de acidentes. Mas é bom!

Para assistir a este filme é preciso se colocar nos anos 1930. Os circos eram populares e não tinham o menor pudor em mostrar ao público as então chamadas “aberrações”. Mulher-barbada era fichinha! A teoria da origem das espécies, de Charles Darwin, tinha pouco tempo, vinha do de 1859 e crescera no fim do século 19, e muitos acreditavam que pessoas com problemas genéticos eram monstros e, assim, mereciam vida pior que os “normais”. Ainda havia os Museus da Moeda, nos quais com uma moedinha se via atrações humanas “de outro mundo”.

É daí que parte o longa. Em um circo, Cleópatra e Hércules são “normais” e odeiam conviver com anões, homem sem braços e pernas, pessoas com deformidades. Ambos arquitetam um plano para que ela se case com o anão Hans, milionário de bom coração.

O filme tem duas grandes sacadas. Logo de início deixa no ar que Cleópatra se transformou em uma “aberração”, exposta em um Museu da Moeda. E o espectador fica curioso até o fim. E há uma perspicácia de mostrar quem são os verdadeiros monstros.
Importante: todos os atores vivem eles mesmos. Ou seja, não há efeito especial nas deformidades.

O filme ficou 30 anos proibido no Reino Unido. Dirigido e produzido por Tod Browning e inspirado no livro Spurs de seu xará Tod Robbins, foi lançado pela Metro Goldwin Mayer (MGM) para concorrer com o então sucesso Frankenstein, da Universal. Browning havia dirigido Drácula um ano antes. Quem melhor para concorrer com Frankenstein?

Foi um fiasco de lançamento. Quando críticos o rotularam como “repugnante” e “nauseante”, a MGM adicionou um prefácio a ele: “a história e a religião, o folclore e a lenda estão repletos de contos de desajustados que alteraram o curso do mundo. Golias, Calibã, Frankenstein, Gloucester, Tom Thumb e o Kaiser Wilhem são apenas alguns deles”. Nada ajudou. Até que virasse cult e recebesse a devida reverência.



Monstros / Freak 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA


Ficha técnica:
Ano: 1932
Duração: 64 min.
Gênero: Terror
Direção: Tod Browning
Roteiro: Willis Goldbeck e Tod Robbins (escritor do livro Spurs)
Elenco: Wallace Ford, Leila Hyams e Olga Baclanova

Categorias: Terror
Tags: Monstros

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*