O Inquilino
Rating
Total
DISPONÍVEL NO TELECINE
O Inquilino, de 1976, é o último filme da “Trilogia do Apartamento” de Roman Polanski, seguindo a Repulsa ao Sexo (1964) e O Bebê de Rosemary (1968). Suspenses sobre a paranoia em espaços pequenos, apartamentos. Este começa comportado, mas da metade para a frente vira insano. Literalmente.
Trelkovsky (o próprio Polanski), um polonês que vive na França, aluga um apartamento em um antigo edifício, onde seus vizinhos o observam com um misto de desprezo e suspeita. A última inquilina de seus apartamento havia se jogado pela janela – e morre tempos depois no hospital.
É a partir daí que Trelkovsky sente um comportamento incomum dos vizinhos. E começa a desenvolver uma espécie de obsessão pela falecida, até se convencer de que os moradores do prédio querem vê-lo morto.
Classificado como terror, o longa não tem violência. É, no fundo, sobre como um indivíduo pode ser moldado pela sociedade. Fraco, Trelkovsky começa comprando o mesmo cigarro da antiga inquilina, apenas porque o vendedor oferece e ele não recusa. Ao receber amigos para uma festa, é criticado pelo senhorio do prédio – e nunca mais leva alguém ao apartamento.
O Inquilino é recheado por um elenco de primeira. Para ficar apenas nos vencedores de Oscar: além do próprio diretor (O Pianista, em 2002), Isabelle Adjani vive Stella, a única que parece ter afeição pelo protagonista, Lila Kedrova é Madame Gaderian (moradora injustiçada) e Jo Van Fleet interpreta Madame Dioz (sinistra moradora do prédio).
Ainda há Shelley Winters, já mais velha, que faz uma zeladora apavorante, e Melvyn Douglas, o dono do prédio. Ambos são o centro do terror para Trelkovsky.
Todo o elenco vai super bem, mas é Polanski que sobressai. O filme é centrado nele, e sua feição de indeciso, inócuo, medroso, com um cabelo sempre certinho e as roupas a toda hora arrumadas, convence.
A falha do filme é ter uma abrupta mudança de ritmo da metade para a frente, o que tira sua veracidade. Fica tresloucado em um estalar de dedos. E pisa no acelerador, chegando até a ter toques de comédia.
O final, aliás, é de desacreditar (mesmo sendo esperado, tem uma sequência marcante).
Se quando lançado O Inquilino foi mal avaliado pela crítica, hoje virou cult. Vale assistir.
__________________________________________________________________________
O Inquilino / The Tenant
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Duração: 126 min.
Gênero: Terror
Direção: Roman Polanski
Elenco: Roman Polanski, Isabelle Adjani, Melvyn Douglas, Lila Kedrova, Jo Van Fleet e Shelley Winters