No Ritmo do Coração

No Ritmo do Coração

Rating

5 out of 5
PARE TUDO E VÁ VER!

Total

5
5 out of 5

DISPONÍVEL NO AMAZON PRIME VIDEO

No Ritmo do Coração, ou Coda na versão original, é um filme de atuações. Sua história é simples, clássica: uma adolescente dividida entre a família e a vontade de seguir seu sonho. Eis que a família é de surdos, ela é a a única a ouvir.

A diretora e roteirista Sian Heder coloca em cena um elenco de primeira, que pelo olhar e gestos transmite a aflição de uma família à beira do colapso. Ruby (Emilia Jones), a adolescente protagonista, tem a chance de conseguiu uma bolsa de estudo como cantora na prestigiada universidades Berkeley. Se isso ocorrer, sua família de pescadores perde a intérprete em um mundo cheio de preconceitos e dificuldades. Sem ela, pai, mãe e irmão correm o risco de perder o ganha pão, a licença para pescaria em alto mar.

Troy Kotsur interpreta Frank, o pai que norteia a família. Não à toa levou o Oscar de melhor ator. Impecável.

Daniel Durant, Que assume o papel do irmao, Leo, vai bem também.

E, claro, Emília Jones. Cantando, deixa o espectador de queixo caído. Mas vai além entrega uma personagem carismática, mesmo que com rompantes de raiva e uma dúvida constante. Não é fácil, mas ela consegue. Emília passou nove meses aprendendo a linguagem de sinais, tendo aulas de canto e aprendendo a operar uma traineira de pesca.

Curiosamente, Marlee Matlin, a única atriz surda a ganhar um Oscar até este 2022 (Filhos do Silêncio, em 1986), não me agradou. Talvez pelo trabalho dos colegas, me pareceu menos dentro do drama.

Kotsur, Matlin e Durant são surdos na vida real, assim como seus personagens. A maior parte das conversas do filme acontece em ASL, a língua americana de sinais.

É preciso destacar Eugenio Derbez, que traz o professor de Ruby, a válvula de escape cômica do filme. Está hilário!

Baseado no filme francês A Família Bélier, de 2014, Coda (children of deaf adults, ou filha de adultos surdos) atinge o tom certo para construir momentos realmente emocionantes. E, em seu todo, é marcante.

______________________________________________________________________________

No Ritmo do Coração / Coda
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER
Ficha técnica:
Ano
: 2021
Direção: Sian Heder
Roteiro: Sian Heder
Duração: 111 min.
Gênero: Drama
Elenco: Emilia Jones, Eugenio Derbez, Troy Kotsur, Marlee Matlin e Daniel Durant

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*