Advogado do Diabo

Advogado do Diabo

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

Está aí um filme que eu gosto muito. Advogado do Diabo está certamente entre os meus cinco prediletos. Tem uma história diferente, um ritmo ideal e ótimas atuações, além de surpreender. Mais: é tenso, grandioso, assustador e reflexivo. Evoca discussões sobre caráter do ser humano, livre arbítrio, vaidade, cobiça e honestidade. É um filme que choca, faz parar para pensar. Produz uma reação.

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, é contratado John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um gordo salário e mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York à Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.

O forte trio do filme – Reeves, Pacino e Charlize – dá um show. Especialmente Pacino, o diabo da história. A obra, baseada no livro homônimo de Andrew Neiderman, tem cenas marcantes, irreais em primeiro pensamento, mas ao mesmo tempo convincentes (que só são assim devido às atuações de primeira). Lá pro fim, quando Pacino e Reeves ficam frente a frente no escritório do mais velho, há uma cena de extrema beleza e força. Outra cena marcante é a de Nova York vazia e extasiada.

A direção de Taylor Hackford, que dirigiu também Ray e A Força do Destino, é soberba. Inicialmente, Advogado do Diabo seria dirigido por Joel Schumacher – ainda bem que não foi. A mesma qualidade é observada no roteiro, de Jonathan Lemkin e Tony Gilroy.

Apesar de não ter se saído bem nas bilheterias americanas, Advogado do Diabo foi um grande sucesso nos cinemas brasileiros, tendo levado mais de um milhão de espectadores aos cinemas.

Recomendo fortemente a quem ainda não viu. Quem viu, veja novamente. Já realizei essa experiência e não me decepcionei. Quando a obra chega nos instantes finais (excelentes, diga-se de passagem) tem-se uma aula sobre a natureza humana – que até pode ser discutida, mas é uma aula. E vem a sensação de que não é possível ficar indiferente ao filme.

Advogado do Diabo / The Devil’s Advocate

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER

Ficha técnica
Gênero: Ficção
Duração: 145 min.
Direção: Taylor Hackford
Roteiro: Jonathan Lemkin e Tony Gilroy, baseado em livro de Andrew Neiderman
Produção:
Arnold Kopleson e Arnon Milchan
Edição: Mark Warner
Elenco: Keanu Reeves, Al Pacino , Charlize Theron, Jeffrey Jones, Judith Ivey e Connie Nielsen

Categorias: Ficção

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 3 maio, 2011, 21:43

    O final com o Pacino surtando pra cima do Keanu é antológico!

    "We´re comin out! Guns a-blazin!"

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*