Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan

Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Com a chegada de Star Trek, de J. J. Abrams, retomei a vontade de assistir a Jornada nas Estrelas, a série original de filmes com o capitão Kirk e Spock. Resolvi ir na sequência. No primeiro, de 1979, me decepcionei muito – não lembrava ser tão fraco. Mas este Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan, de 1982, aí sim, precisa ser visto.

Quem gostou de Star Trek – Além da Escuridão (o segundo de J. J. Abrams) tem obrigação de ver este mais antigo. As ligações são nítidas. Mas não só por isso Jornada nas Estrelas – A Ira de Khan vale. É o filme que coloca o trem nos trilhos, deixa de ser uma adaptação da TV e passa a encarar o cinema com seriedade.

Ok, a base ainda é a série televisiva de sucesso – e não poderia ser diferente. Mas trata-se de um filme, não mais de um episódio da TV estendido. O produtor Harve Bennett assistiu a todos os episódios da TV e escolheu “Space Seed” para gerar uma sequência no cinema.

Ricardo Montalban vive Khan. Está ótimo, apesar do jeito latino atrapalhar um tanto. Ele já havia interpretado o vilão na TV. Leonard Nimoy, o Spock, apenas foi convencido a atuar após ter como garantia que seu personagem morreria dramaticamente. Sorte dos fãs (assista e confira).

Há ainda os klingons, a Enterprise… tudo que um fã gosta. A história é sobre a rixa entre o capitão James T. Kirk e o tal Khan Noonien Singh (Star Trek – Além da Escuridão explica a briga deles), um humano geneticamente modificado. Quando Khan escapa do exílio de 15 anos para se vingar, a Enterprise e sua tripulação devem impedir que obtenha o Gênesis, um torpedo que reorganiza a matéria para criar mundos habitáveis, onde colônias possam ser estabelecidas. Ou seja, Gênesis pode zerar o que estiver pela frente.

Uma curiosidade: Kirk e Khan nunca se encontram cara-a-cara durante o filme – todas as suas interações são via telas e comunicadores. Suas cenas foram filmadas com meses de diferença.

Comumente tido como o melhor Jornada nas Estrelas (não é a minha opinião, apesar de ser bem bom), A Ira de Khan é obrigatório para fãs. Mas agrada também a quem gosta de uma boa ficção.




Jornada nas Estrelas 2 – A Ira de Khan / Star Trek – The Wrath of Khan 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA


Ficha técnica:


Direção: Nicholas Meyer
Duração: 112 min.
Gênero: Ficção Científica
Elenco: William Shatner, Leonard Nimoy, DeForest Kelley, James Doohan, Walter Koenig, Ricardo Montalban, George Takei, Nichelle Nichols, Bibi Besch, Paul Winfield, Kirstie Alley e Ike Eisenmann
Ano: 1982
Roteiro: Nicholas Meyer e Harve Bennett

Categorias: Ficção

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*