O Corvo – 2012

Rating
Total
A morte de Edgar Allan Poe ocorreu em 7 de outubro de 1849, aos 40 anos de idade. Cercada de mistério, um século e meio depois, sua causa ainda é discutida. Quatro dias antes, Poe foi encontrado em uma rua de Baltimore, Estados Unidos, em estado delirante. A pessoa que o encontrou disse que ele estava “muito angustiado, e precisava de ajuda imediata”. Poe foi levado ao hospital da Universidade Washington (Washington College Hospital), onde morreu. Em nenhum momento o escritor contou com a lucidez necessária para explicar de forma coerente como havia chegado àquele estado. É deste ponto que O Corvo, filme de 2012 (não aquele com Brandon Lee, filho do Bruce), parte.
O roteiro esperto de Ben Livingsto e Hannah Shakespeare capta os dias antes de Poe ser encontrado em Baltimore. E constrói uma teoria sobre os motivos de sua morte, envolta em uma conspiração cheia de assassinatos e um admirador secreto. O comando é do diretor australiano James McTeigue, que já dirigiu o estupendo V de vingança e foi o primeiro assistente de direção de Matrix e de Matrix reloaded.
Poe é convocado pelo detetive Emmett Fields para ajudar a identificar e prender um serial-killer que comete assassinatos inspirados em seus textos. A situação se complica quando a noiva do escritor, Emily, é raptada e o assassino começa um jogo de charadas com Poe, utilizando, por exemplo, o seu escrito O Corvo.
“Queria contar uma história sobre Poe que provocasse no público o desejo de saber mais sobre ele e de ler seus livros”, disse o diretor do filme. Conseguiu. Não é um primor de filme, nem uma ideia original, mas realmente desperta curiosidade sobre Poe.
O Corvo / The Raven
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Roteiro: Ben Livingsto e Hannah Shakespeare
Elenco: John Cusack, Luke Evans, Alice Eve, Brenda Gleeson, Oliver Jackson-Cohen e Kevin McNally
Direção: James McTeigue
Ano: 2012
Duração: 111 min.