O Enigma Chinês
Rating
Total
O primeiro foi Albergue Espanhol. O segundo, Bonecas Russas. Agora – não muito “agora”, mas em 2014 – O Enigma Chinês aparece para finalizar a trilogia. Ou não, porque é muito possível haver mais filmes. Eu sempre gosto de ver sequências como essa na ordem. Mas foi impossível, já que o terceiro apareceu antes do segundo em casa. Bem… é um bom filme, com uma ótima característica: cria vontade de ver os demais.
Assisti a Albergue Espanhol há muito tempo, mas ontem eu coloquei na minha lista para rever, já que quero lembrar direito o início da história. Esse O Enigma Chinês é sobre um homem em seus 40 anos, pensando na vida e em o que fazer para ser feliz.
Sua ex-mulher decide se mudar para Nova York, com os dois filhos. É o momento de decidir, e ele vai à cidade norte-americana para ficar com as crianças.
Nova York é mostrada não como os turistas veem. Os pontos feios aparecem a todo instante, o que combina com o momento do personagem.
Claro: os amigos dos velhos filmes têm situações importantes. E isso é demais para quem assistiu aos dois outros filmes.
A situação insustentável entre o Xavier e Wendy é logo demonstrada quando ele sempre fala francês e ela fala inglês. Um monte de situações sobre amor e vida salta na tela.
Os dois mais famosos atores franceses do momento estão lá: Romain Duris e Audrey Tautou. No ano passado, os dois fizeram juntos A Espuma dos Dias. Eles são incrivelmente bons como casal. Kelly Reilly (a ex-esposa) e Cécille de France (uma amiga dele) são os outros atores remanescente da trilogia.
Preste atenção no advogado do Xavier. O melhor personagem, engraçado e um tanto irresponsável.
Agora é achar os outros dois filmes… sem escapatória.
O Enigma Chinês / Casse-tête Chinois
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Duração: 117 min.
Elenco: Romain Duris, Audrey Tautou, Cécile de France, Kelly Reilly, Sandrine Holt, Benoît Jacquot, Adrian Martinez e Brady Bryson
Ano: 2014
Direção: Cédric Klapisch
Gênero: Comédia romântica