O Fantasma de Scrooge

O Fantasma de Scrooge

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

O homem que inventou o Natal tem nome: Charles Dickens. Tudo bem que trata-se da comemoração do nascimento de Jesus Cristo – ou, para os não cristãos, do nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno. Mas o escritor inglês é o responsável pelo Natal que acompanhamos hoje em dia, uma ode à benevolência, um momento para ajudar o próximo.

Em 1843 Dickens lançou Um Conto de Natal (A Christmas Carol), que explodiu em vendas e hoje é considerado sua principal obra. De lá par cá ganhou dezenas e dezenas de encenações teatrais, além de um punhado de filmes (há versões com Bill Murray e, animação, com Jim Carrey). Este O Fantasma de Scrooge é um dos mais antigos – e, apesar de deficiência cabíveis para um filme de 1935, consegue entreter e passar a mensagem de Dickens.

A história é sobre Ebenezer Scrooge, um homem avarento que abomina a época natalina. Ele trabalha em um escritório em Londres com Bob Cratchit, o seu pobre mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problema nas pernas.

Na véspera de Natal Scrouge recebe a visita do espírito de seu ex-sócio Jacob Marley, que em vida manteve o mesmo comportamento apresentado por Scrooge. Marley diz que o seu espírito não pode descansar em paz, já que não foi bom generoso em vida. E indica uma chance para o antigo amigo mudar: três espíritos o visitarão para que veja o passado, o presente e o futuro de sua vida.

Protagonizado por Seymour Hicks no papel do idoso turrão, esta é a primeira versão para o cinema falado do clássico conto de Charles Dickens. Agora em DVD, oferece o original em preto e branco e uma versão colorida.

A mensagem natalina, que antes do lançamento de Dickens caminhava para a morte, está lá, com o peru dividido entre a família pobre (Sadia e Perdigão têm muito a agradecer ao escritos) e a bondade aflorando. Não é um filme que se possa avaliar sob o olhar de 2014. Os espíritos são toscos, o cenário também. Mas a história cativa.



O Fantasma de Scrooge / Scrooge 


ATÉ VALE O INGRESSO 


Ficha técnica: 
Ano: 1935
Gênero: Drama
Duração: 78 min.
Direção: Henry Edwards
Elenco: Seymour Hicks, Donald Calthrop, Robert Cochran, Mary Glynne e Garry Marsh

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*