O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg
Rating
Total
O nome Kellogg é fatalmente vinculado ao cereal matinal de milho. Porém, o excêntrico John Harvey Kellogg foi mais do que o inventor do sucrilhos, junto com seu irmão Will Keith Kellogg. Em O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg o foco é em John, mas quando ele já está brigado com Will e, sozinho, toca o spa Battle Creek – outra criação sua, esta para lá de excêntrica.
John (interpretado por Anthony Hopkins) foi das mais extravagantes pessoas. Isso para não dizer “loucas” mesmo. Em seu spa atraia clientes endinheirados e problemáticos. Exemplo disso são o casal Lightbody (Bridget Fonda e Matthew Broderick) e o ambicioso Charles Ossining (John Cusack), atendidos pela enfermeira (Traci Lind) e atazanados por George Kellogg (Dana Carvey), um dos filhos adotivos do médico.
Do diretor Alan Parker, o longa capta bem a parte da loucura de John Kellogg. O que vemos como fake news hoje, naquela época ele defendia e tinha adeptos (ops… isso não mudou muito). Vegetariano, dizia que carne tinha mais bactérias que fezes, por exemplo. E tentava comprovar isso para um auditório lotado de fãs.
É bem interessante que a vida do louco tenha ganho os cinemas. O problema do filme é seu ritmo lento. E a interpretação de John Cusack, um malandro que quer aproveitar o nome do filho de John Kellogg para vender cereais. Cusack está bem mal.
Ah, mais um problema: o clima de fantasia não agrega. É uma comédia mas sem gerar risadas.
Curiosa a situação da cidade de Battle Creek, Michigan, mostrada no filme. Era uma espécie de Vale do Silício do milho no fim do século 19, com várias empresas de cereais instaladas.
Pela história do Kellogg até vale o ingresso. Poderia ser bem melhor, é verdade, já que a vida dele é rica em fatos inusitados. Mas interessa.
__________________________________________________________________________
O Fantástico Mundo do Dr. Kellogg / The Road to Wellville
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 1994
Gênero: Comédia
Diretor: Alan Parker
Duração: 120 min.
Elenco: Anthony Hopkins, John Cusack, Traci Lind, Bridget Fonda e Matthew Broderick