O Pequeno Nicolau
Rating
Total
“O que é mais fascinante sobre O Pequeno Nicolau é que ele nos lembra de como víamos o mundo quando éramos crianças. Ele nos reconecta com a inocência da infância. É uma lembrança que precisamos ter sempre! Há muitas outras formas de observar o mundo, diferentes da nossa”. A declaração é de Laurent Tirard, diretor de O Pequeno Nicolau, ao jornal O Globo e resume exatamente esta obra-prima.
Baseado nas clássicas tirinhas criadas por René Goscinny (criador de Asterix) e Jean Jacques Sempé em 1956, a comédia preserva toda a inocência do personagem original sem parecer datada. O garoto Nicolau (Máxime Godart) sempre se mete em encrencas por não entender direito o mundo dos adultos. Quando desconfia que vai ganhar um irmão, se desespera com a ideia de ser abandonado pelos pais na floresta (um amigo lhe contou que seria assim). Com os coleguinhas de escola — um ator-mirim melhor que o outro! —, arma um plano para se livrar do futuro bebê. Paralelamente, seu pai (Kad Merad, também ótimo)faz tudo para conquistar uma promoção, com apoio de sua esposa (Valérie Lamercier – ótima).
O roteiro é detalhista, muito bem construído, e provoca gargalhadas. O filme nasceu de um encontro do diretor Tirard com Anne Goscinny. Fã do personagem, ele procurou a filha de René Goscinny com a proposta de levar Nicolau para o cinema. De cara, ouviu um pedido difícil.
“No dia em que eu conheci Anne Goscinny, ela me disse: ‘Se eu vender os direitos do livro para alguém fazer um filme, ele terá que fazer uma obra-prima.” Então é claro que eu senti uma imensa responsabilidade — contou Tirard ao jornal O Globo. “Gerações de franceses leram suas histórias, quando crianças, ou leram para seus filhos, já adultos. Então, minha missão era tentar não desapontar essa gente toda”.
Com ótimas sacadas – geralmente em cima dos perfis de cada amigo de Nicolau (o que come muito, o que estuda muito, o que estuda pouco, o briguento etc) -, o filme é daqueles que diverte com simplicidade.
É tão bem elaborado que a certa altura faz homenagem ao filme A Voz do Coração, que foca na vida de um professor de música. Pois bem, e não é que o mestre volta à cena, agora tentando ensinar a turma de Nicolau? Cena rápida, mas de primeira categoria.
Criança, adolescentes, adultos… todos têm vez com O Pequeno Nicolau. É escolha certa para quem, de coração e mente abertos, deseja ver um ótimo filme.
O Pequeno Nicolau / Le Petit Nicolas
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Laurent Tirard
Elenco:Maxime Godart, Valérie Lamercier, Kad Merad e Michel Duchaussoy
Duração: 91 min.
Roteiro: Alain Chabat, Laurent Tirard e Grégoire Vigneron, baseado em quadrinhos de René Goscinny e Jean Jacques Sempé
Produção: Genevieve Lemal
Gênero: Comédia
Tks, Renata. Veja mesmo.
eu quero ver, quero mto ver. belo post!
Gasta um pouco esse dinheiro… é só casamento, casamento… aluga!!!rs
Pegar no sentido de esperar para tentar assistir quando estiver passando.. eu vi outro dia mas estava na metade.
Pegar na TV? Já tem isso?
Quero ver, vou tentar pegar na tv.