Orgulho e Preconceito – 1995

Orgulho e Preconceito – 1995

Rating

5 out of 5
Pare tudo e vá ver!

Total

5
5 out of 5

O clássico da literatura inglesa Orgulho e Preconceito, escrito por Jane Austen e publicado em 1813, foi votado o número um entre os livros indispensáveis para os britânicos, à frente de O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, e Jane Eyre, de Charlotte Bronte. A votação pela internet teve a participação de cerca de 2.000 leitores. O resultado está lá no site da emissora de televisão BBC. Esta mesma BBC que adaptou Orgulho e Preconceito para uma minissérie com cerca de cinco horas e meia de duração, de 1995, a qual vi como um filme. E tem Collin Firfh como o protagonista!

A BBC, como os britânicos, adora Orgulho e Preconceito. Já criou versões do livro cinco vezes: em 1938, 1952, 1958, 1967 e 1980. A transformação do livro em um filme/minissérie de cinco horas e meia facilita a exploração de personagens, dá tempo para mudanças de rumos. É um filme que tranquilamente se consegue assistir em um fim de semana. Tem o tempo de dois filmes, digamos.

Quem ainda não conhece, precisa assistir ou ler. Orgulho e preconceito narra a história da família Bennet, focando em Elizabeth Bennet. Criada por uma mãe jacu que só pensa em encontrar maridos para todas as cinco filhas, Elizabeth (chamada de Lizzie) é a mais inteligente da família e, encorajada pelo pai e pela irmã mais velha, se empenha para ter uma vida com uma perspectiva mais ampla. A chegada de dois jovens – o rico Charles Bingley e o seu misterioso amigo, Darcy – causa alvoroço em toda a região. Ao conhecer Darcy, Lizzie o acha arrogante e convencido. Ele também não a acha atraente. Mas ambos começam a analisar seus orgulhos e preconceitos, percebendo o quanto estavam errados.

Collin Firfh interpreta Darcy, está novinho (olhe o cartaz acima). Como sempre, competente. Jennifer Ehle é Lizzie, também muito bem. Susannah Harker é a irmã mais velha, Jane, e vai de maneira igual. Não consigo lembrar um ator que vá mal.

Orgulho e Preconceito teve cerca de 10 milhões de telespectadores e alcançou 40% da audiência em seu episódio final. Não tenho ideia se isso é muito para a Inglaterra. Mas a minissérie foi aclamada e provocou o surgimento de novas adaptações de clássicos da literatura. A adaptação da BBC é indicada como a versão definitiva do livro.

Orgulho e Preconceito – 1995/ Pride and Prejudice 


CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER! 


Ficha técnica: 
Elenco: Colin Firth, Jennifer Ehle, Susannah Harker, Julia Sawalha, Alison Steadman e Benjamin Whitrow
Ano: 1995
Duração: 330 min.
Direção: Simon Langton
Gênero: Drama
Roteiro: Andrew Davies, baseado no livro de Jane Austen

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Comentários

  1. Aline Teixeira
    Aline Teixeira 10 janeiro, 2016, 14:45

    Boa tarde, está mini série realmente é muito melhor e mais fiel ao livro que a adaptação cinematográfica de 2005. Mesmo assim ainda o considero um bom filme.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*