Os 33

Os 33

Rating

3 out of 5
VALE O INGRESSO

Total

3
3 out of 5

Os33

A história é, como se diz, “de cinema”. Trinta e três homens ficam soterrados por 69 dias. Mineiros chilenos (um deles era boliviano) precisam conviver com comida racionada, sem saber se alguém os resgataria, sem chance de sair por seus esforços. Acompanhada mundialmente em 2010, a saga tem toda a cara de Holywood. E claro que viraria filme.

Baseado no livro de Hector Tobar, jornalista americano que escreveu a versão oficial dos sobreviventes da cidade de Capiapó, Os 33 é um bom filme, mas peca por romancear o acontecido. Com todos os personagens falando inglês, já pisa na bola pela originalidade. Mas ok, é o idioma mundial. Mas o pior é, por exemplo, quando o ministro de Minas e Energia chileno consegue escutar, via sonda, centenas de metros abaixo do chão, a voz dos mineiros.

O elenco é uma arca das nacionalidades. Do irlandês Gabriel Byrne à francesa Juliette Binoche, passando pelo brasileiro Rodrigo Santoro, o filipino Lou Diamond Phillips e o espanhol Antonio Banderas, o protagonista. Ele, inclusive, manda bem, assim como Santoro, que tem papel de destaque como o ministro. Já Juliette Binoche está caricata – e o roteiro não ajuda ao propor um romance entre sua personagem – irmã de um dos soterrados – e o ministro. Gabriel Byrne, o engenheiro-chefe da operação de resgatem, está competente, assim como Diamond Phillips, o mais experiente dos mineiros, responsável pela segurança na mina.

Não há surpresa em Os 33, mesmo porque já se sabe o fim de antemão. A filmagem é comum: vai logo ao acidente, sem enrolar, mas a edição é, digamos, normal. Ficam as boas cenas, especialmente na imensa caverna que recebeu os 33 por longos dias.

No fim das contas, Os 33 atinge seu objetivo. Mérito da incrível história real.

 

Os 33 / The 33

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Ficha técnica:
Duração: 127 min.
Ano: 2015
Direção: Patrícia Riggen
Gênero: Drama
Elenco: Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche, Gabriel Byrne, Lou Diamond Phillips e James Brolin

Tags: Os 33

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*