A Rainha

A Rainha

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

A RainhaUm drama sobre a realeza britânica após a morte da princesa Diana, em 1996. É difícil lembrar que eles eram uma família no final das contas, porque a frieza retratada pela rainha Elizabeth II (Helen Mirren) é impressionante. Ligada às antigas tradições, da época em que demonstrar sentimentos era sinal de fraqueza, ela prefere se recolher ao castelo de Balmoral, longe de Londres, e colocar os netos em uma redoma, fora do alcance do noticiário.

Mas o povo se abalou muito com a tragédia e busca apoio dos que comandam o país. Tony Blair (Michael Sheen), que acabara de ser empossado primeiro-ministro, busca a renovação do país e aproveita para tomar a dianteira, fazendo declarações para a população. Já a rainha começa a ser intensamente criticada pelo comportamento e a revolta é crescente. No filme, o príncipe Charles é mostrado como um joguete, ninguém lhe dá ouvidos, totalmente café com leite.

Somente quando a situação se torna bastante instável é que, seguindo sugestão do premiê, a rainha decide falar sobre a morte da princesa em rede nacional. Para ela foi um esforço pessoal enorme, já que não considerava Diana como família.

A obra é bem interessante como um retrato atual da monarquia e a maneira como suas relações são construídas, bem como a força que a Rainha-Mãe exercia sobre Elizabeth II.

O filme recebeu seis indicações ao Oscar: melhor filme, melhor diretor (Stephen Frears), melhor atriz (Helen Mirren), melhor roteiro original, melhor figurino e melhor trilha sonora. Fácil e merecidamente, Helen Mirren levou.

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica

Título original: The Queen

Lançamento: 2006 (França, Itália, Inglaterra)

Direção: Stephen Frears

Atores: Helen Mirren, Michael Sheen e James Cromwell

Duração: 97 min.

Gênero: Drama

Categorias: Drama
Tags: A Rainha

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 9 dezembro, 2011, 05:37

    A Helen Mirren e o Michael Sheen tão excelentes. O roteiro também é bem legal!

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 23 maio, 2011, 18:51

    Um baita filme! Mostra como Tony Blair foi importante para a realeza, em um momento que a posição da rainha poderia colocar tudo a perder. A constante insatisfação do povo poderia explodir naquela momento. Mas Blair ajudou a rainha e seu reinado.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*